Na noite desta quinta-feira, 09/05, integrantes do Núcleo de Polícia Comunitária, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), e policiais militares do 1º Batalhão da Polícia Militar participaram de uma Reunião Comunitária de Segurança com moradores da quadra 1203 Sul. A reunião foi realizada em uma igreja da região e teve como objetivo ouvir as demandas da comunidade local no tocante as questões de segurança pública, bem como levar estratégias de Polícia Comunitária aos residentes daquele setor.

Durante o evento, o Major Thiago Monteiro, Chefe do Núcleo de Polícia Comunitária da SSP, ministrou palestra sobre segurança comunitária e prevenção criminal, ressaltando a necessidade de engajamento e mobilização da comunidade, para maior integração com as forças de segurança e redução dos índices de criminalidade no local, apresentando estratégias como as Redes Comunitárias de Segurança e CONSEGs.

A reunião também contou com a presença do Delegado de Polícia Civil Antônio Gonçalves e Representado o 1º BPM, o Capitão Goiamar Regino Magalhães Júnior, Comandante da 2ª Companhia – responsável pelo policiamento na região, apresentou as principais ações desenvolvidas pela PM e ressaltou a importância desta interação comunitária no sentido de otimizar o emprego operacional dos recursos. Atualmente a Base Comunitária de Segurança da 906 Sul coordena as Redes Comunitárias de Segurança da capital, utilizando estratégias de mobilização comunitária para a prevenção criminal.

Durante a reunião, moradores elencaram os esforços que estão sendo feitos no sentido de desenvolverem um projeto de vídeo monitoramento na região e o fechamento das entradas e saídas clandestinas da quadra. Também foi pontuado acerca da importância de continuidade destas ações de aproximação com as polícias, sendo acordado que os líderes da quadra mobilizaria a comunidade para a realização de um Curso de Agentes Comunitários de Segurança (CACS) na região em data a ser definida com o Núcleo de Polícia Comunitária. Participaram também do evento policiais militares e civis moradores da quadra, o vereador e residente Hélio Santana, o pastor Davi, anfitrião da reunião, e líderes comunitários da região.