Samara Martins

Três mulheres e um homem expõem sua visão sobre a estética feminina na exposição coletiva de artes visuais “Mulheres – Estética não te define”, que permanece no Núcleo de Leitura e Arte no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, até o dia 24 de agosto.  A exposição é a segunda selecionada através do edital de uso da Galeria Municipal de Artes e é realizada por ex-alunos do Centro de Treinamento e Ensino Artístico da Fundação Cultural de Palmas (FCP).

Formada pelos artistas visuais Gabriela Fernandes, Deusa Canaã, Valéria Ximenes e Madox, a exposição traz 22 quadros, entre desenhos e pinturas em óleo sob tela que retratam o olhar destes sobre as mulheres. “São diversas mulheres, diversos traços e peculiaridades que compõem o indivíduo sob o olhar dos artistas”, explica Gabriela, organizadora da mostra.

A primeira exposição dos artistas, que se conheceram no curso de desenho do Ceta, teve o tema escolhido como “uma forma de provocação, em razão dos padrões estabelecidos pela sociedade”, explicou Valéria Ximenes, ao contar que tem como inspiração a “questão da afro descendência, a estética do negro muito abordada na sociedade”.

Já Deusa Canaã conta que “buscou retratar mulheres de diversas partes do mundo, e Gabriela que “o projeto se deu dessa nossa vontade de investigar esse objeto, mulher. São mulheres do dia-a-dia, de diversas idades, características, nenhuma existe, mas todas existem”, concluiu.

Presente na exposição, o artista visual, presidente da Associação de Artistas Visuais do Tocantins (Avisto), Francisco Costa Andrade ressaltou a presença da mulher como “ativa na arte, e não só como modelo. A gente percebe um trabalho desenvolvido que perpassa várias técnicas e influências, e isso é bom”, concluiu.

(Edição e postagem: Lorena Karlla)