Quatro estabelecimentos comerciais receberam, nesta sexta-feira, 11, autos de infração por permitirem aglomeração entre clientes, descumprindo o Decreto Municipal Nº 1.856/2020. Outros seis receberam notificações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais por depredação de área pública, utilização de tenda sem autorização e ocupação irregular de logradouro público. A ação, que faz parte da Operação Paz e Sossego, foi realizada pelas equipes de Posturas e Vigilância Sanitária (Visa), com o apoio da Guarda Metropolitana, agentes de Trânsito e Polícia Militar.

A Visa também notificou oito estabelecimentos para adequações imediatas às normas de contenção da Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras protetivas para funcionários e clientes e distanciamento mínimo entre as mesas.  Ao todo, 11 estabelecimentos comerciais da região Central, entre bares e restaurantes, foram vistoriados com o objetivo de verificar o cumprimento de normas sanitárias estabelecidas para o período pandêmico.

A agente da Visa Marcela Alves destacou a importância dos estabelecimentos comerciais respeitarem as medidas e relembrou que os proprietários assinaram um termo de responsabilidade para a retomada das atividades. “É importante que toda a sociedade tenha mais consciência e respeite as medidas de segurança porque assim estaremos defendendo vidas”, enfatizou.

As visitas também tiveram o intuito de coibir o mau uso do espaço público, como desordem social, perturbação do sossego público e da tranquilidade, bem como vários crimes de natureza grave contra a vida, como uso de entorpecentes e outros.

Desde o início da pandemia, foram registrados 997 autos de infração, cerca de 8 mil notificações e realizadas diversas vistorias educativas nos comércios da Capital. As operações de fiscalização têm sido intensificadas neste mês de dezembro com ações pontuais nos finais de semana. Somente na semana passada foram lavrados 78 autos de infração.

Balada Segura 

A operação Balada Segura, comandada pelos agentes de Trânsito da Capital, também foi realizada durante a Operação Paz e Sossego dessa sexta-feira, 11. Ao todo, 58 veículos foram abordados, sendo 28 carros e 30 motocicletas. As abordagens resultaram em 63 autos de infração e duas remoções de veículos.

As infrações mais recorrentes durante a madrugada foram estacionamento em locais proibidos e veículos com defeitos no sistema de iluminação, sinalização ou com lâmpadas queimadas.