Gisele Burjack/Governo do Tocantins

Na manhã desta quinta-feira, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel QOPM Júlio Manoel da Silva Neto, reuniu com presidentes das Associações Militares do Tocantins para apresentar as propostas de alterações das leis 2.575 e 2.578 da PMTO, que dispõem sobre o Estatuto dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins.

As alterações apresentadas têm como objetivo a adequação da legislação com os novos ordenamentos jurídicos federais quanto aos aspectos disciplinares, além da adequação do Quadro de Acesso às promoções no âmbito da PMTO e CBMTO.

De acordo com o comandante-geral da PM, esse é um avanço para a instituição, dada a importância das mudanças que projetam melhorias aos militares. “É um grande avanço da Polícia Militar poder se reunir com as associações para debater assuntos que incidem diretamente na tropa. O que se busca é estabelecer regras que modernizem as normas da instituição, porém com justiça e equidade. Ter a participação das associações nestas decisões é fundamental”, declarou o coronel Silva Neto, durante a reunião.

Para o presidente da Associação do Praças Militares do Tocantins, APRA, 2º sargento Claylson da Silva Xavier, o fato de o comando da PMTO analisar as demandas já apresentadas pelas associações gera uma expectativa sobre as questões que serão atendidas. “Sabemos que não serão atendidas 100%, pois tem limitações, mas estamos confiantes com a possibilidade de algumas dessas demandas serem atendidas”, relatou o sgt Clayson.

O presidente da Associação dos Militares da Reserva – ASMIR, capitão Raimundo Sulino, aprovou a iniciativa do comandante-geral em reunir os representantes dos militares: “com relação à reunião hoje com o comandante, eu acho importante, pois vai haver mudanças que vão mexer com a vida dos militares”.

O capitão Sulino pontuou ainda que a reunião foi uma abertura para que os representantes pudessem opinar sobre os mecanismos, “para que no futuro não venham ser aplicados em excesso a alguns. Achei muito positivo pois podemos fazer aí o equílibrio para ser mais justos”, disse Sulino.

Reivindicações

Os representantes aproveitaram a ocasião para reforçar as demandas apresentadas ao comando, sendo que a principal é no tocante às promoções que são previstas para ocorrer anualmente no dia 21 de Abril.