Durante a agenda foi apresentado, ao Ministério da Justiça, o Programa de Rede Integrada de Atendimento às Mulheres e Vulneráveis

 

Sara Cardoso/Governo do Tocantins

 

O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, acompanhado de equipe técnica da SSP-TO, cumpriu extensa agenda em Brasília, nesta quarta-feira,13, em busca do fortalecimento de parcerias que beneficiem o  Tocantins. Dentre os compromissos ocorreu uma reunião sobre o Programa AMAS (Amazônia, Segurança e Soberania), de combate a crimes nos estados da Amazônia Legal; bem como a visita à Força Nacional e apresentação do relatório da Operação Paz, voltada ao combate e prevenção de mortes violentas intencionais.

 

Com os números da Operação Paz em mãos, o secretário reforçou que a ação possibilitou a redução de crimes no Tocantins. “A operação foi um grande sucesso e aqui registramos nosso agradecimento ao Ministério da Justiça pelo investimento de R$ 5 milhões nesta operação. Ao todo, 862 policiais civis foram envolvidos, mais de 175 prisões realizadas e mais de 440 inquéritos concluídos”, lembrou o secretário.

 

Ao receber o relatório, o coronel Jobim, parabenizou o secretário, que, segundo ele, tem sido um grande parceiro do Ministério da Justiça. “Os resultados também são frutos do seu trabalho, da sua coordenação. Ficamos felizes em receber esse feedback tão positivo”, afirmou.

 

Em outra reunião, acompanhado da deputada estadual Vanda Monteiro,  presidente da Comissão da Mulher da Assembleia Legislativa do Tocantins, e do deputado federal Carlos Gaguim, o gestor da SSP-TO apresentou ao secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Elias Vaz, o Programa de Rede Integrada que vai concentrar esforços no atendimento às mulheres e vulneráveis.

 

Também como parte da agenda na Capital Federal, o secretário participou de reunião com os servidores mobilizados no Ministério da Justiça, oportunidade em que cada um apresentou breve relatório do desenvolvimento de suas atividades e como elas tem colaborado com os trabalhos no ministério e com a segurança pública do Tocantins. Esses servidores são uma força de trabalho da SSP que é cedida ao MJ durante um período para auxiliar no desempenho das funções do ministério.

 

No encontro com o comandante da Força Nacional, Coronel Fernando Alencar, além de receber elogios voltados aos servidores do Tocantins que a integram, o secretário também tratou de itens a serem doados, como armas, munições e insumos  para uso das perícias papiloscópicas.

 

“Essa agenda foi bastante proveitosa, com  muitos compromissos e saímos com a certeza que o Tocantins está sendo visto pelo Ministério da Justiça. Vamos continuar trazendo nossas demandas para cada vez mais fazer uma política de Segurança Pública eficaz para a população tocantinense”, ressaltou o secretário.

 

Acompanharam o secretário a superintendente de Segurança Integrada da SSP-TO, Fátima Holanda, o corregedor-geral da Polícia Civil Wanderson Chaves Queiroz, e o delegado Mozart Félix.