Apresentação do Balé Popular do Tocantins

 

Arte, emoção e música marcaram a abertura do XI Festival Estadual Nossa Arte das Apaes, que está sendo realizado no Centro de Convenções Arnoud Rodrigues, em Palmas, e reúne 600 pessoas, entre elas, 500 estudantes. A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) é parceira do evento e esteve presente na abertura com o secretário executivo Robson Vila Nova. O evento contou com a participação especial do Balé Popular do Tocantins.
“Robson explicou que, atualmente, a Seduc atende mais de 14 mil alunos na Educação Especial. “O Festival é um momento que oportuniza aos nossos alunos o desenvolvimento das habilidades artísticas que, juntamente com a educação, auxilia na formação plena do ser humano. É um momento que perpassa as apresentações de tudo aquilo que acontece nas escolas e nas Apaes. Essas atividades nos inspiram, nos motivam a trabalhar cada vez mais por uma educação de qualidade e a colaborar com esses talentos”, esclareceu.”Estiveram presentes na abertura do festival o presidente da Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil), José Turozi, a presidente da Federação das Apaes do Estado do Amazonas, Maria do Perpétuo Socorro Castro Gil, a presidente estadual da Federação das Apaes do Tocantins, Marciana Machado Silva, o 1º tesoureiro da Apae Brasil, Nilson Alves Ferreira, representantes de instituições municipais, estaduais, diretores das Apaes do Tocantins, coordenadores de artes e alunos das Apaes do Tocantins. “Marciane Machado aproveitou a ocasião para falar das parcerias e do programa de voluntariado das Apaes. “Este é um momento de mostrar o potencial dos nossos alunos. Além das apresentações artísticas, teremos reuniões com os diretores das Apaes e o encontro com os autodefensores das Apaes”, explicou.

José Turozi disse que ficou encantado com o talento dos estudantes do Tocantins e falou do Festival Nacional Nossa Arte, que será realizado em novembro, em Manaus, no Amazonas. “A Federação Nacional vai disponibilizar passagens aéreas e hospedagens em ótimos hotéis para que os alunos/artistas das Apaes sejam valorizados e se sintam bem”, afirmou.

“Paola Regina Martins Bruno, gerente da Educação Especial da Seduc, destacou o valor desse festival de artes. “É um momento fundamental para o movimento apaeano, principalmente para apresentar para a sociedade o trabalho desenvolvido nas Apaes. Aqui, é o espaço desses alunos, eles mostram o seu verdadeiro potencial. No festival, os alunos apresentam suas habilidades artísticas, esquecem suas deficiências, aproveitam a integração com os colegas das outras Apaes e se sentem mais felizes e mais plenos”, explicou.

“O Festival Nossa Arte das Apaes prossegue nesta quinta-feira, 30, a partir das 14h, com apresentações de artes cênicas e danças folclóricas. Na quarta-feira, houve as competições de músicas e danças. Os artistas classificados irão representar o Tocantins no festival nacional.

“Atualmente, a Seduc mantém convênio com 31 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).

Mostra de talentos Paralela às apresentações artísticas, está sendo realizada a 2ª Mostra das Oficinas Pedagógicas das Apaes e mostra competitiva da categoria artes visuais.