O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Ivory de Lira (PCdoB), representou a Casa no lançamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Realizado na tarde desta segunda, 6, na Escola Estadual Elisângela Glória Cardoso, o evento foi apresentado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT) e contou com a participação do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e de outras autoridades federais, estaduais e municipais.

No Tocantins o PAC investirá em infraestrutura, e em programas, a exemplo do Luz para Todos e “Minha Casa, Minha Vida”.  De acordo com o ministro Costa, o Estado será beneficiado com cerca de 150 obras, somente nas áreas da Saúde e da Educação.

Bom momento

Para Ivory de Lira, o Programa chega ao Tocantins em um momento oportuno. “Precisamos realizar obras estruturantes no Estado, especialmente agora, que passamos por um momento importante de crescimento na produção agropecuária e nas demais indústrias”, disse, acrescentando: “a visão do Governo Federal de estruturar o país, incluindo o Tocantins, é motivo de muita alegria e, com certeza, auxiliará na consolidação do nosso estado”.

Presente no evento, os deputados Luciano Oliveira (PSD), Wiston Gomes (PSD) e Vanda Monteiro (UB) também reconhecem a importância do Novo PAC. “Com certeza vai gerar emprego e renda em todo o país, em especial no Tocantins.  Esses investimentos direcionados a vários setores reforçarão para nosso crescimento e refletirão diretamente na vida dos tocantinenses”, declarou Luciano.

Investimentos

De acordo com Rui Costa, o investimento total de recursos já alocados para o Tocantins é de R$ 35,7 bilhões. Entre as principais obras para o Estado estão a conclusão da ponte sobre o Rio Araguaia – Xambioá, a pavimentação da BR-010 (Paranã – divisa com Goiás), a pavimentação da BR-235 (Guaraí – Pedro Afonso – Trecho Pedro Afonso – Divisa MA/TO), o novo Hospital da Mulher e Maternidade em Araguatins, infovia (estrutura de rede óptica de comunicações) e internet para 1.435 escolas, 1,3 mil ligações do Luz para Todos e 3.649 moradias do Minha Casa, Minha Vida.

Com o Novo PAC, a infraestrutura de transportes do Tocantins será incrementada com 12 projetos: seis obras públicas, três investimentos privados e três estudos para concessões de ativos do setor à iniciativa privada. Estão entre elas, a construção da BR-242/TO, o projeto para a construção da BR-010/TO (entroncamento TO-020 até a divisa como Maranhão), investimentos das concessões existentes nas BR-153 e BR-080, além de investimentos para a malha ferroviária e dos estudos e projetos para construção do novo aeroporto do Jalapão.

Luz para Todos

Com R$ 49 milhões para o programa Luz para Todos, 1.291 famílias serão beneficiadas até 2026, em 43 municípios, e a ampliação do sistema de abastecimento de água será concluída em Araguaína, Colinas do Tocantins, Porto Nacional e São Miguel do Tocantins, além da instalação de sistemas simplificados de abastecimento em 13 aldeias.

Educação e Saúde

Nas áreas da Educação e da Saúde, as melhorias totalizam 149 obras: 55 creches e pré-escolas, 59 escolas, 25 quadras, 5 ampliações e a retomada de 5 obras de Unidade Básica de Saúde em 5 municípios.

Inscrições de novos projetos

Além das obras já previstas e retomadas, o Governo Federal vai enviar recursos para os municípios que inscreverem projetos de obras pelo Novo PAC Seleções. O processo continuará aberto até o próximo dia 10 de novembro para receber as propostas.

Os recursos podem chegar para a construção de novas escolas, creches, unidades de saúde, policlínicas, maternidades, espaços comunitários, praças CEU, obras de drenagem e de urbanização, entre outras. O governador Wanderlei Barbosa chamou atenção para o prazo e alertou os prefeitos a não perderem a oportunidade.

Autoridades

Além das autoridades já mencionadas, o evento contou com a presença dos ministros das Comunicações, Juscelino Filho, e do Esporte, André Fufuca. Também presente a senadora Professora Dorinha e os deputados federais Ricardo Ayres e Antônio Andrade.