Proposto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aconteceu na tarde desta segunda-feira, 8, no salão Negro do Congresso Nacional, em Brasília, o Ato Democracia Inabalada. A Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, participou da cerimônia e destacou a importância deste momento para a história do Brasil. “Foi um encontro robusto, com a presença dos três poderes e da população. Uma oportunidade para demostrar que seguiremos fortes, unidos e atentos a qualquer atitude que, por ventura, tente abalar nossa democracia. Avançamos muito até aqui, não temos espaço para o retrocesso. Defender a democracia exige, sobretudo, coragem. Nossos direitos estão acima de questões partidárias”, comentou a prefeita.

No site institucional da prefeitura, a descrição do evento diz que o 8 de janeiro foi uma tentativa de golpe de estado, narrativa criada pelos petistas e seus aliados:

“o evento marca o primeiro ano do último 8 de janeiro, quando foram promovidas tentativas frustradas de golpe de Estado. Durante a cerimônia, foi apresentado um vídeo institucional com cenas da depredação daquele dia”.

Cinthia Ribeiro joga contra a maioria até mesmo dos tocantinenses que enxergam no ato em Brasília muito mais uma narrativa política da esquerda do que um encontro de verdadeiros democratas.