O Diário Oficial do Estado do Tocantins desta sexta-feira, 26, veio com uma surpresa para os milhares de policiais militares da gloriosa PM TO: o Chefe do Estado Maior, Coronel Wesley Borges Costa, pediu exoneração do cargo.

O motivo, de acordo com fortes palacianas foi por questões pessoais.

O Coronel Wesley havia assumido o cargo no mês de fevereiro de 2021, ainda na gestão de Mauro Carlesse; deixando a estrutura em 17 de janeiro para concluir o Curso Superior de Polícia, no Palácio Iguaçu, em Curitiba (PR), após isso retornou no mês de Abril de 2022 para o posto.

Ele foi o primeiro oficial formado no Estado a assumir um cargo na cúpula da instituição, ele assessorava o comandante-geral nos assuntos pertinentes à corporação, podendo substitui-lo nos seus impedimentos, já que acumulava também a função de subcomandante da Polícia Militar, conforme a Lei Complementar nº 079 de 27 de abril de 2012.

O Chefe do Estado Maior Coronel Wesley Borges Costa, era também presidente do Conselho Curador da Fundação Pró-Tocantins, cargo que será ocupado pelo novo subcomandante da PM.

Fontes de dentro do Palácio Araguaia disseram que ele seria um nome mais indicado numa possível troca de comando da PMTO, já que tem excelente aceitação no meio dos praças, das associações militares e já foi chefe da Assessoria Militar da Assembleia Legislativa, local onde fez diversas amizades com deputados da base do atual governador Wanderlei Barbosa.

Ao Pauta Notícias, um presidente de uma associação de milhares disse que foi uma surpresa a saída do Chefe do Estado Maior, já que foi a primeira vez que os presidentes de associações tiveram trânsito livre no gabinete da cúpula da PMTO.

“Desejamos sucesso para o coronel nessa nova jornada e o agradecemos pelos bons serviços prestado à frente deste cargo tão honrado. Gostaríamos de pedir também ao excelentíssimo senhor Governador Wanderlei Barbosa que o oficial que venha substitui-lo tenha as mesma qualidade e o trato humano com a tropa”; disse.

Perfil do ex-chefe do Estado Maior

O coronel Wesley Borges Costa realizou o Curso de Formação de Oficiais pela PMTO, na Academia de Polícia Militar Tiradentes, em Palmas-TO, no período de 2003 a 2006. O referido curso equivale ao bacharelado em Segurança Pública, em convênio com a Universidade Estadual do Tocantins. Antes de alcançar o segundo cargo mais importante na PMTO, o oficial se destacou em diversas funções na carreira, dentre elas, a chefia da Assessoria Militar da Assembleia Legislativa; Diretoria de Saúde e Proteção Social da PMTO e Comandante do Policiamento da Capital.

Unidades em que trabalhou

Wesley já passou pelo 1º Batalhão de Polícia Militar em Palmas exercendo a função de p/3 e comandante da Casa de Prisão Provisória; 3º Batalhão de Polícia Militar em Pedro Afonso; na Assessoria Técnica de informática e Telecomunicações no QCG; 1ª Companhia em Arraias comandando o pelotão de Taguatinga; Assessoria de Gestão Pública e Qualidade do comando Geral; Ajudante de Ordens do Comandante-geral; Diretor do Colégio da Polícia Militar; Assessor Militar junto a Assembleia Legislativa; Diretor de Saúde e Promoção Social da PMTO e Comandante do Policiamento da Capital.