Redação Semus

 

Após 94 dias de monitoramento, Palmas soma 22 novos diagnósticos positivos para a Covid-19 e agora conta com 1.079 casos confirmados (números acumulados) da doença nesta quarta-feira, 17. O Boletim Epidemiológico, atualizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), informa que 8.877 notificações para síndrome gripal (SG), número em que estão inclusos casos suspeitos para o novo coronavírus, dos quais 3.858 foram descartados. A Capital também registrou 12 óbitos pela doença e a taxa de letalidade palmense é de 1,1%.

O total de pessoas recuperadas chegou a 656, que é 60,8% dos casos confirmados até agora, enquanto o total de pacientes em isolamento domiciliar é de 401 (37,2%) e há dez (0,9%) residentes da Capital internados com a doença. Dos 1.079 casos confirmados, 233 possuem comorbidades para agravamento da Covid-19 e 91 possuem fatores de risco, ambos informados pelos pacientes.

A respeito dos 22 novos casos confirmados, o Boletim informa que 18 estão em isolamento domiciliar e quatro estão internados. Do mesmo total, quatro possuem comorbidades e quatro possuem fatores de risco, ambos declarados. Sobre a provável fonte de transmissão destes casos, três tiveram contato com casos confirmados em Palmas, nove podem ter se contaminado por transmissão comunitária e dez casos estão em investigação epidemiológica.

Estado de saúde

Na Capital, dez pessoas residentes de Palmas estão internadas com o novo coronavírus, sendo que sete são estáveis e três graves. O total de residentes de Palmas internados com suspeita da doença é seis, sendo todos graves. Sobre pacientes de outras localidades com a doença internadas no município, o Boletim mostra que são 18 pacientes, seis estáveis e 12 graves. Há também oito pacientes internados com suspeita da doença de outras localidades, sendo quatro graves e quatro estáveis.

Leitos

A Vigilância Epidemiológica mostra que a taxa de ocupação hospitalar em Palmas é de 33,6%. A Capital conta com leitos clínicos e leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinados para o tratamento da Covid-19. A taxa de ocupação de leitos clínicos públicos e privados em Palmas é de 26,03%. Há 73 leitos clínicos públicos e privados exclusivos para Covid-19, sendo que 54 estão desocupados e 19 estão ocupados. Já a taxa de ocupação de leitos de UTI é de 44,23%. Existem 52 leitos de UTI para tratar Covid-19 em Palmas, sendo que 29 estão disponíveis e 23 estão ocupados.

Testes

Na última rotina de exames, 276 pessoas foram testadas na Capital, tanto para rastreio quanto para diagnóstico. A testagem de rastreio é realizada em Palmas por um estudo da Fundação Escola de Saúde (Fesp) para testar pessoas assintomáticas ou sintomáticas leves para identificar a proporção da população de Palmas que esteve ou está infectada pelo coronavírus, avaliar o avanço da doença e o cumprimento das medidas de prevenção.

Para diagnóstico, o Laboratório Central do Estado (Lacen-TO) testou 19 pessoas e cinco tiveram diagnóstico confirmado para a doença. O Laboratório Municipal de Palmas testou 29 pessoas e 14 tiveram diagnóstico positivo. A rede privada fez 26 testes e três tiveram diagnóstico confirmado. Já em relação aos testes de rastreio da Covid-19, o Laboratório Municipal realizou 202 testes.

Contágio

A respeito da fonte de contágio dos casos acumulados, a Vigilância Epidemiológica explica que 530 (49,1%) se contaminaram por forma comunitária, 387 (35,9%) tiveram contato com casos confirmados em Palmas, 78 (7,2%) se contaminaram após viagem para outros estados, 47 (4,4%) viajaram para o interior do Tocantins, 30 (2,8%) estão em investigação epidemiológica e sete (0,6%) estiveram em viagem para o exterior.

Dados do Ministério da Saúde, às 18h15 do dessa terça-feira, 16, o Brasil apresenta 923.189 casos acumulados da Covid-19, sendo que o aumento do dia é de 34.918 casos e 45.241 mortes. O aumento do dia é de 1.282 óbitos. A taxa de letalidade de 4,9% dos casos confirmados.

Acesse o Boletim.

A evolução sobre a pandemia também pode ser acompanhada no site Plantão Coronavírus de Palmas.

Saiba mais

Residentes de Palmas usam as redes sociais para falar de saúde

Conselho Municipal de Turismo de Palmas empossa nova presidente

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é tema da 7ª reunião ordinária virtual do Comdipi

Prefeitura de Palmas desenvolve estudo sobre a criação do peixe tambatinga em quatro tipos de tanques