Entrou em vigor no último sábado, dia 04, um aumento de energia elétrica em todo país, no Tocantins a tarifa subiu, em média, 7,17%, variando entre categorias de consumo.  Para o deputado estadual Ricardo Ayres (PSB), essa ampliação acontece em um momento impróprio, onde boa parte da população sofre com problemas econômicos em função da pandemia de Covid-19. Por essa razão, o deputado propôs, através de requerimento, uma audiência pública para debater a questão e o percentual autorizado de aumento.

A concessionária de energia do Tocantins, Energisa, atende 592 mil unidades consumidoras localizadas no estado. O reajuste foi de 7,83% para residências urbanas, 8,54% para consumidores de baixa tensão média (o que inclui residências rurais e pequenos comerciantes) e de 1,79% para indústrias e consumo de alta tensão.

“O Tocantins possui uma das energias mais caras do Brasil e, principalmente neste momento que se encontra o cidadão tocantinense, em grande parte com dificuldades financeiras é de grande importância um debate amplo e democrático sobre esses reajustes e como eles podem afetar ainda mais milhares de famílias tocantinenses” ressaltou Ayres.

A proposta apresentada para a realização da audiência propõe que sejam convidados: Representantes da Energisa; Representantes do Procon-TO; Representantes do OAB-TO; Representantes do Ministério Público do Tocantins; Representantes da Defensoria Pública do Tocantins; Representantes da Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça; Representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“Queremos ouvir todos os envolvidos e, principalmente, a Energisa sobre como se chegou a esse percentual de reajuste. Se lutamos para não cortar a energia das pessoas nesse período, como podemos conceber mais um aumento”, questionou o Ricardo Ayres.