Na manhã de quarta-feira, 8, durante a sessão ordinária o vereador Milton Neris (PP), discorreu sobre a ida dos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga as irregularidades do PreviPalmas, para ouvir o depoimento do empresário Elton Felix Gobi Lira, que está preso no Centro de Detenção Provisória de Icoaraci, na terça-feira, 7.
Conforme a Polícia Federal, Elton Lira se apresentava como operador do mercado financeiro e arrecadador de recursos de fundos de previdência junto à prefeituras, inclusive prestou serviços ao PreviPalmas. O empresário é réu em processo que investiga desvio de mais de R$ 30 milhões em recursos de fundos municipais de Pará, Tocantins, Santa Catarina, Amapá e Brasília.
De acordo com Neris, será divulgada uma nota sobre a oitiva, com o parecer de todos os membros da CPI, afirmando que o depoimento foi produtivo e esclareceu muitas dúvidas. “O depoimento de Elton foi muito extenso, com duração de cerca de 7 horas. E assim que os membros se reunirem para cruzar as informações, iremos divulga-las.”, explicou.
Todas as oitivas realizadas na CPI são públicas, mas devido o local ter regras específicas e ser em outro Estado, foi efetuada em caráter restrito. O próximo depoimento será de Micheli Afonso, marcado para 21 de maio, também em caráter reservado devido à testemunha ter apresentado atestado médico de gestação de risco.
Também participaram da oitiva, os vereadores Tiago Andrino (PSB), Laudecy Coimbra (SD), Vandim do Povo (DC) e Moisemar Marinho (PDT), todos membros da CPI, acompanhados de dois técnicos legislativos.
Ascom Vereador Milton Neris
Foto: Aline Batista / Câmara de Palmas