Gisele Burjack / Governo do Tocantins

 

Em destaque por ser o aluno do Colégio Militar do Estado do Tocantins (CMTO) II,  com a maior nota na redação do Enem 2020, o estudante Ryan Cezário dos Santos, 17 anos, é um dos exemplos de que com uma rotina de estudos e superação das próprias limitações, é possível obter bons resultados. “Em 2020, eu me dediquei mais em fazer redações para serem corrigidas, para ver o que eu estava mais errando e tentar corrigir esses erros antes do Enem”, disse Ryan.

 

“A PMTO acredita no trabalho intersetorial na busca de melhorias na educação pública de qualidade. Os colégios militares são um grande exemplo de que a disciplina, dedicação e comprometimento dos alunos, professores e gestão produzem resultados positivos, que podem ser mensurados por provas como o Enem”, afirmou o Cel PM Silva Neto, Comandante Geral da Polícia Militar do Tocantins.

 

“Pela primeira vez na história do Enem o INEP divulgou o material do corretor, dessa forma, utilizamos esse material como base para nossas aulas de redação. Os estudantes tiveram oportunidade de trabalhar as cinco competências cobradas no exame do Enem, bem como, os critérios de correção da banca”, explicou a professora de Redação do CMTO, Katielly Cunha.

 

As notas foram divulgadas no último dia 29, pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e muitos alunos do Colégio Militar obtiveram nota acima de 900 na redação que teve como tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

 

Para Ryan, sua maior dificuldade foi redigir o texto no tempo exigido. “Minha maior dificuldade, de início, foi fazer a redação em um tempo adequado, de forma que desse para resolver o máximo de questões no dia”, conta, acrescentando que a prática o fez aperfeiçoar tanto a escrita, quanto esse fator.

 

Desafios da pandemia

 

O diretor da unidade CMTO II, major Rafael Silva Crespo, afirmou que nesse período de pandemia, o colégio tem mantido suas atividades através de plataforma digital, adquirida pela escola, bem como, atividades impressas para estudantes que não tinham acesso à internet.

“Por consequência da pandemia, grandes foram os desafios de adaptação, mas com o empenho da Coordenação Pedagógica e dos professores, foi possível fazer o acompanhamento satisfatório dos estudantes e obtivemos excelentes resultados”, destacou.

 

O diretor enfatizou que na maior parte dos vestibulares, a redação pode ter um grande peso na composição da sua média final. “Por isso, ao longo do ano utilizamos várias ferramentas para facilitar a vida dos nossos estudantes. Além do sistema adquirido por nossa instituição, utilizamos a plataforma do Google Clasroom para correção das redações. Tínhamos uma equipe bem alinhada. O papel dos coordenadores de áreas junto aos professores foi de fundamental importância para todo processo”, pontuou.

 

Rafael ressalta ainda que a nota de redação do estudante Ryan Cezario é reflexo de um trabalho em equipe, bem estruturado e coordenado. “O meu sentimento, enquanto gestor da escola, é de gratidão à equipe pela dedicação e sabedoria na otimização do uso dos recursos proporcionados pela gestão”, concluiu.

 

O estudante também apontou que a pandemia trouxe preocupações para os concluintes do Ensino Médio, que têm no Enem uma oportunidade de ingressar no curso desejado nas universidades. “Sem sombra de dúvidas, acho que um dos principais desafios de fazer o Enem nessa época foi a preocupação de ter que se arriscar, se expor ao vírus  para realizar o exame em um momento tão  preocupante e desafiador. Não é à toa que, devido a esse fator, o Enem 2020 teve a maior abstenção de todas as edições desde 2009”.

 

Com inúmeros depoimentos e agradecimentos dos alunos publicados em sua rede social, a professora Katielly também citou as ferramentas tecnológicas como aliadas no processo de preparação dos alunos. “Nesse sistema disponibilizamos roteiro de estudos, semanalmente, abordando todos os conhecimentos das aulas on-line, tais como: Projeto textual, repertório sociocultural, tese, elemento coesivo, argumentação, proposta de intervenção e prováveis temas”, disse a professora.

 

“Atendendo orientação da SEDUC, realizamos aulão, com profissionais de diversas áreas para, além de revisar o conteúdo da redação e trabalhar também a parte motivacional e psicológica dos alunos para realização do exame”, citou.

 

Fotos: Divulgação PMTO