Redação Semus

Valorizar a experiência dos agentes comunitários de saúde (ACS) e construir espaços permanentes para trabalhar a Educação Popular nos territórios foi a missão da manhã desta quinta-feira, 23, da equipe de pesquisadores da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). Com o auditório do Theatro Fernanda Montenegro, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, lotado de agentes de saúde, os coordenadores do Programa de Educação Permanente em Saúde deram boas-vindas aos trabalhadores de forma lúdica e aconchegante.

O clima era de satisfação e reconhecimento. Foi o que a agente de saúde comunitária, Dênia Tranqueira da Silva, que atua no Centro de Saúde da Comunidade Valéria Marins (Arse 122), sentiu. Dênia foi uma dos 13 agentes que concluiu o curso do projeto piloto de Educação Popular para os ACS. A manhã foi de alegria para a servidora, pois recebeu juntamente com os demais colegas, o certificado de conclusão do curso. “Foram dias de muitas trocas de experiências e de muito aprendizado. O curso foi totalmente diferente dos outros que já participei. Não tinha essa história de professor falando na frente e nós apenas sentados assistindo. Tivemos a oportunidade de expor a rotina dos serviços, as dificuldades e também as conquistas”, fala emocionada.

No encontro com mais de 490 agentes, o secretário de saúde Daniel Borini, falou da atuação dos agentes no cuidado e da promoção da saúde de mais de 300 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital. “Vocês ajudaram a mudar os indicadores de saúde da nossa cidade. Sabemos da dedicação, do comprometimento e dos desafios que todos os dias vocês encontram na jornada de trabalho, às vezes não tendo tempo nem de avaliar a importância do serviço e a diferença que fazem na vida de muitas famílias”, fala convidando todos os agentes a estarem mais próximos da gestão e também de aproveitarem a grade de cursos que a Fesp promoverá para a categoria.

A prefeita Cinthia Ribeiro aproveitou o momento para falar sobre os serviços desenvolvidos pelos agentes na cidade. “Vocês são o cartão de visita da Prefeitura de Palmas, são as pessoas que entram na casa de cada cidadão palmense, monitoram todas as demandas e conseguem nos ajudar a colocar Palmas nos índices que comemoramos na saúde”, lembra a gestora agradecendo o empenho de cada um e dizendo da satisfação e reconhecimento público da gestão ao trabalho de eficiência que os agentes fazem na Capital.

Agente de saúde há mais de 18 anos, Sandra Maria Medeiros Bayma, responsável por uma área do Centro de Saúde da Comunidade Satilo Alves de Sousa (Arso 111), ficou curiosa e animada para fazer o curso de “Práticas teatrais e fitoterápicas na educação popular em saúde”, oferecido pela Fesp. “Vou fazer este curso. Fiquei surpresa com a metodologia que eles vão usar. É bom ouvir dos outros colegas que fizeram que valeu a pena participar da primeira turma”, falou.

O bate-papo com os agentes continuou durante toda a manhã. Roda de conversa com os coordenadores da Fesp, Juliana Bruno, Lucas Justino, Gilmara Apolinário, Glória Lúcia de Paula e Socorro Sarmento e o professor Dr. Ricardo Burg Ceccim sobre a atuação dos ACS, sua formação e modo de educar em saúde. A conversa instigou o público que interagiu com os especialistas, tirou duas e compartilhou experiências.