Em carta, militar reforça momento de eleger um representante na AL-TO.

Já se vão 12 anos que a Polícia Militar não elege um representante para a Assembleia Legislativa, apesar de todos saberem o quanto é importante para a categoria, que é umas das maiores do estado, já se passaram duas eleições sem nenhum candidato com expressividade suficiente para se eleger.


Na eleição de 2018, foram 9 militares candidatos, totalizando próximo a 21 mil votos, porém o mais votado foi o Coronel Benício, com pouco mais de 3900 votos. Sabemos que esses 21 mil votos são suficientes para eleger até 2 deputados, desde que eles se posicionem em chapas competitivas ( as chamadas chapinhas), porém o que aconteceu nas duas últimas eleições é que parece que os candidatos não entenderam as movimentações políticas, e foram engolidos pelo jogo político, servindo de escada para os candidatos civis.


Agora nas eleições deste ano, temos 11 candidatos militares, e a grande maioria estão cometendo os mesmos erros das eleições anteriores, e servirão de escada para os civis novamente. Temos apenas 2 candidatos que entenderam o jogo, e tentaram se posicionar como protagonista nos seus partidos. Um deles foi o Sargento Jorge Carneiro que foi para o PSDB, onde poderia brigar pela vaga com o Marido da prefeita de Palmas, Mantoam, porém de última hora o partido passou um rolo compressor nele, e federalizou com o Cidadania, que tem o Fortíssimo Eduardo do Dertins, o ex-vice governador e ex-deputado federal João Oliveira, e o ex-prefeito de Santa Rosa por 4 mandatos, Airton, deixando o seu sonho ficar mais difícil, mas não impossível.


O outro que jogou muito bem o jogo político foi o vereador de Palmas, Sargento Júnior Brasão, que se posicionou bem, soube articular, mantendo a coerência e o respaldo dentro e fora do partido, inclusive com o governador do estado, pois montaram uma chapa excelente com 19 candidatos, sendo 12 competitivos e com chances reais de se eleger 2 deputados, e tendo o Sargento Júnior Brasão como o favorito. Sua campanha parece não estar tendo contratempos, pois não faltou recursos e foi muito difundida pelo estado, com grande foco nas forças de segurança, além de contar com o apoio total da região Sul de Palmas, principalmente do maior bairro do estado, com 19 mil eleitores, o Jardim Aureny III, que vive a expectativa de ter seu primeiro Deputado eleito.

Ass: Cabo Rodrigo Dantas.