Na manhã desta quarta-feira, 09, aconteceu a solenidade de formatura do Curso de Lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO, da 3ª a 9ª turmas formadas no 6º Batalhão da PM, com solenidade realizada no auditório da Escola Municipal de Tempo Integral Carolina Campelo Cruz da Silva, no setor Santa Fé, região sul de Palmas.

As 07 turmas concluintes do curso totalizaram 160 policiais militares formados na Unidade, 143 desses, pertencentes ao 6° BPM; 17 advindos das unidades do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas; do Batalhão de Polícia Militar Ambiental; e, do Comando do Policiamento da Capital, tendo uma carga horária de 30 h/a, ministrado em nível Operador. “A lavratura de termo circunstanciado de ocorrência – TCO, por parte da PM, constitui-se em um facilitador ao atendimento das inúmeras ocorrências de menor potencial ofensivo (crimes com pena privativa de liberdade não superior a dois anos, e as contravenções penais), antes registradas apenas nas delegacias, agilizando o atendimento e permitindo aos policiais o mais breve retorno ao patrulhamento nas ruas”, expôs o tenente-coronel João Leyde de Souza Nascimento, comandante do 6º Batalhão.

Como parte do cerimonial, foi dada a palavra à psicanalista e palestrante Elisabell Gomes Castro, que ministrou uma palestra com o tema: “A importância da saúde mental no desempenho da função do policial militar”, tendo feito a contextualização com a atividade policial, mostrando os pontos importantes a serem observados para uma vida mais saudável.

Após lida a ata de conclusão do curso de TCO, os formandos receberam, das autoridades presentes, os certificados de conclusão do curso, como, também, foram feitas as homenagens aos “veteranos” (nome dado aos policiais militares aposentados, ou nesses trâmites), sendo-lhes entregues placas com menção honrosa e agradecimentos, sendo eles: subtenente Nelcimário Costa Feitoza; subtenente Itaci Gomes de Santana; 1º sargento Antônio Edson Vicente Galvão; e 2º sargento Maria Vilani Batista Barros Moura. Foram referenciados, ainda, os instrutores do curso de lavratura de TCO, os capitães: Frank Cynatra Sousa Melo, Sthefan Bravin Ponche, Jarmenson Diênys Oliveira da Costa; e o 3º sargento Patrick Costa dos Santos, pertencentes ao 6º Batalhão.

A respeito, frisou o tenente-coronel João Leyde de Souza Nascimento, comandante do 6º BPM: “hoje temos melhores condições de atender a comunidade, pois dispomos de uma ferramenta que possibilita mais agilidade em nossas ações. O TCO é mais uma conquista, não só para a PM, mas, também, para a população”.

O coronel Jaizon Veras Barbosa, comandante-geral da PM, finalizou com a leitura de uma dedicatória aos veteranos: “A Polícia Militar do Estado do Tocantins, por meio do 6º BPM, agradece e referencia seus incontáveis serviços prestados. Nos restam a honra, a ética, o bom exemplo e o companheirismo, os quais dividiram com essa tropa e soarão, eternamente, como uma inesquecível lembrança em nossas memórias”, finalizou com a leitura da homenagem dedicada aos veteranos.

Autoridades presentes à solenidade

Coronel Jaizon Veras Barbosa, comandante-geral da PM; tenente-coronel Ricardo Borges Ferrão, subcomandante do policiamento da capital; tenente-coronel Leandro Guimarães Nunes, comandante do 1º BPM; tenente-coronel João Leyde de Souza Nascimento, comandante do 6º BPM; major Filipe Costa Franco, subcomandante do 6º BPM; major Cleuter Sillas Pereira Gomes, subcomandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental; capitão da reserva Raimundo Sulino dos Santos, presidente da associação dos militares da reserva, reformados da ativa e seus pensionistas do estado do Tocantins – ASMIR-TO; e 2° sargento Milton Neto Coutinho Lima, presidente da associação dos sub-tenentes e sargentos da PM/BM do estado do Tocantins – ASSPMETO