Na manhã da última sexta-feira, 06, aconteceu no 1º Batalhão da Polícia Militar a Solenidade de Inauguração da sede da Força Tática e oficialização da entrega do Projeto de Eficiência Energética firmado através da parceria entre Polícia Militar e Energisa.

Estiveram presentes no evento o Comandante Geral da PMTO, coronel Jaizon Veras Barbosa; a Deputada Estadual Vanda Monteiro, o coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza, Assessor Militar do Tribunal de Justiça; o coronel Francinaldo Machado Bó, Comandante do policiamento da Capital; tenente-coronel Leandro Guimarães Nunes, Comandante do 1º BPM; o capitão Irenilton Silva da Cruz, Comandante da Força Tática do 1º BPM; o Diretor Presidente da Energisa Tocantins, Márcio Mario Zidan; o Diretor de Relações Institucionais da Energisa Tocantins; Marcos Andrade, representando seu pai Deputado Estadual Antônio Andrade, Presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins; Proprietário do Posto Trevo, Eduardo Augusto Rodrigues Pereira; representante da FERROTEC, Rezende Camelo; os representantes do Pão da Hora, Sauê, Pedro e Juliano; e demais oficiais e praças.

A sede da Força Tática recebeu o nome do 1º tenente Marcos Rogério Aires Mandura (in memorim), onde sua mãe, Cleuza Aires da Silva e seu irmão, 3º sargento Francisco Emanuel Aires Mandura, foram agraciados com uma homenagem. Em seguida a sobrinha do militar homenageado, Lorrayne Manduca, leu uma mensagem sob autoria de sua filha, em agradecimento a está homenagem concedida ao Caveira 46, como era chamado o 1º Ten Mandura. “Homenagens como essas, de uma forma poderosa, nos mantém firmes para prosseguir, combatendo o bom combate, mesmo diante de situações difíceis como essas que enfrentamos nos últimos meses”, trecho da mensagem lida.

Todos os patrocinadores presentes, que contribuíram para a construção da Sede da Força Tática, receberam uma placa de homenagem, sendo eles: Marcos Andrade, filho do Deputado Antônio Andrade, Deputada Vanda Manteiro, o Eduardo Augusto, proprietário do Posto Trevo, o Rezende Camelo da FERROTEC e os representantes do Pão da Hora.

Os representantes da Energisa Tocantins receberam um certificado “Amigos do 1º BPM”, em agradecimento a concretização do Projeto de Eficiência Energética que proporcionou grandes melhorias à Unidade, além da redução significativa nas despesas com energia elétrica. O projeto abrangeu os seguintes serviços: iluminação, refrigeração, ar condicionado e sistema fotovotaico (energia solar).

As placas foram descerradas pelas autoridades presentes, e logo após houve o enceramento da solenidade com a execução da tradicional oração da Força Tática, realizada pelo Pelotão da Força Tática, sob o comando do capitão Iranilton.