Nesta terça-feira, 25, a Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizou Sessão Solene em comemoração ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com o objetivo de ressaltar a importância, o papel social e político dessa língua. O autor do requerimento para realização da solenidade foi o presidente da Casa de Leis, vereador Folha (PSDB), que destacou a importância do acesso às práticas educacionais adequadas por meio da Libras e anunciou que o Legislativo Municipal vai implantar recursos de acessibilidade na transmissão das sessões e no site da CMP.

O vereador SGT. Júnior Brasão, presente na Sessão Solene em comemoração ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, ressaltou a importância da inclusão social das pessoas surdas e elogiou a iniciativa da Câmara Municipal de Palmas em implantar recursos de acessibilidade na transmissão das sessões e no site da CMP, afirmando que “é fundamental garantir que todos os cidadãos tenham acesso às informações e possam participar ativamente da vida política da cidade”.

Entenda

Folha deu início aos pronunciamentos e destacou que a Sessão Solene teve como objetivo enfatizar a importância do acesso às práticas educacionais adequadas, especialmente por meio do uso da Língua Brasileira de Sinais. “A Libras desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e na comunicação diária de pessoas surdas, além de promover a acessibilidade e o exercício da cidadania. É um direito importante para essas pessoas, sinônimo de dignidade da pessoa humana”, ressaltou o presidente da Casa.

Na oportunidade, Folha enfatizou que o Legislativo Municipal vai implantar recursos de acessibilidade na transmissão das sessões e no site da CMP. “Estamos aqui não apenas para criar leis, mas também para facilitar o acesso dos cidadãos ao Parlamento e, por isso, vamos garantir mais acessibilidade às nossas transmissões e implantar em nosso site uma ferramenta automática de tradução, disponibilizando um dicionário de termos políticos dedicado às pessoas com deficiência auditiva”, explicou.

Uma das homenageadas, Roselba Gomes De Miranda, por meio do uso de Libras agradeceu a homenagem a ela e a todos os surdos. “Hoje é um dia muito especial para a gente, e quero parabenizar todos aqui presentes. Nós sabemos que a grande maioria da sociedade é ouvinte e não tem conhecimento dos detalhes acerca da comunidade surda, então nós ainda temos a necessidade de mais empatia, porém eu torço para que todos os surdos possam continuar firmes, buscando mais e mais nossos direitos. Já tivemos muitas lutas e não vamos chegar aqui para desistir. Vamos continuar firmes”, frisou.

Os integrantes da Mesa de honra, Rondinelli Moreira, Allana de Araújo, Cristiano Cruz, Viviane de Araújo,  Noemi Zukowski e Nadia Flausino também puderam usar a tribuna e o presidente da Associação de Surdos de Palmas, Rondinelli Moreira, agradeceu as homenagens e disse que este é um momento oportuno para lutar para que haja mais intérpretes de Libras, mais Língua de Sinais em diferentes espaços. “Frequentamos ambientes, na própria Câmara, e nós queremos participar sim, a partir da nossa língua, participar das decisões no âmbito da esfera municipal”, afirmou.

Usaram a tribuna para prestar suas homenagens os vereadores Marilon Barbosa (União), Márcio Reis (União), Joatan de Jesus (Cidadania), Rubens Uchôa (União), Mauro Lacerda (PSB) e Elaine Rocha (Solidariedade). Foram homenageados: Roselba Gomes De Miranda, João Mendes Filho, Amoriana Araújo, Cláudia Regina Papalardo Arantes, Marcos Roberto Gomes Pires, Kamilly Rodrigues da Cunha, Keilacy Rodrigues da Cunha, Ahgata Vitória Sousa Silva, Roselbert Gomes de Miranda, Maiky dos Santos Morosi, Deusalina Lopes de Souza, Débora Guedes Leandro de Jesus, Katiane Alves Falcão de Paula Sousa, Francisco da Paz de Carvalho, Alini Cardoso de Albuquerque Alves, Eduarda Ribeiro Rocha, Franceli Costa Cavalcante, Flávia Lentula, Gabriela Otaviane e Claúdia Arantes.