“Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.” A frase, atribuída a D. Pedro II, destaca, resumidamente, a importância do trabalho dos professores na formação e no desenvolvimento humano. A data é celebrada, no Brasil, em 15 de outubro e faz menção a um decreto de D. Pedro, que organizava o ensino elementar. Na rede municipal de ensino de Palmas, são cerca de 2.500 professores que se esmeram no ensino das diversas áreas do conhecimento e participam de das comemorações ao longo desta sexta-feira, 14.

As homenagens a esses profissionais acontecem em várias unidades educacionais da Capital. A Escola Municipal Paulo Freire, por exemplo, promove um jantar para os professores da unidade no Clube da Associação dos Servidores Municipais de Palmas (Assemp). Os professores da Escola Municipal Beatriz Rodrigues vão participar de uma Festa da Fantasia. Já a Escola Municipal Antônio Carlos Jobim realiza uma noite de massas no Clube do Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins (Simpol). Cada unidade elaborou sua própria programação em homenagem aos educadores.

Um dos profissionais homenageados é Jhonatan Lopes de Moraes, que atua nas séries iniciais da Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello. O educador conta que foi aluno da própria instituição, de 2008 a 2014, quando concluiu o 9º ano. Segundo ele, a experiência como aluno na unidade foi inspiração para que ele seguisse a profissão de professor. “Todas as técnicas e métodos exitosos influenciaram diretamente na minha carreira e hoje tento repassar aos meus alunos. Eu me vejo neles, principalmente porque trabalho na mesma escola onde estudei. É uma alegria muito grande viver essa experiência”, ressalta.

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, parabenizou todos os professores da rede pela data, destacando o compromisso desses profissionais e os resultados alcançados. “A educação municipal é exemplo para todo País. Recentemente, conquistamos o 1º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, nas classes finais, e o 2º lugar nas classes iniciais, entre as capitais de todo o Brasil. É um reconhecimento muito merecido para os nossos profissionais”, ressaltou a prefeita, acrescentando que em Palmas a educação sempre será prioridade.

O Dia do Professor
A data é celebrada em 15 de outubro em referência a D. Pedro I, que, no dia 15 de outubro de 1827, emitiu uma lei sobre o Ensino Elementar. Essa lei foi considerada um passo muito importante porque tratou dos objetos de estudo dos alunos e definiu que todas as cidades do Brasil deveriam ter Escolas de Primeiras Letras (Ensino Fundamental). Mais de um século depois dessa lei, um professor do estado de São Paulo decidiu utilizar a data como o momento oportuno para estabelecer um dia de folga a esses profissionais tão atarefados. O idealizador foi Salomão Becker, e de sua ideia se organizou uma confraternização entre professores e alunos.  (Com informações Brasil/Escola)

Texto: Redação Semed

Edição: Secom Palmas