O Tocantins segue liderando o ranking nacional dos estados com maior incidência de dengue. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (30). Entre 1º de janeiro e 13 de abril, foram registrados 12.430 casos prováveis da doença, o que representa um aumento de 1.369%. No ano passado foram verificados 846 casos. Palmas está entre as 16 capitais que estão em alerta por causa do índice de infestação do mosquito.

No Tocantins há 799 casos por 100 mil habitantes. “Numericamente, não é o estado com maior registro [de dengue[, mas quando faz a comparação por incidência, é o estado com maior incidência nacional, explicou o coordenador-geral dos Programas Nacionais de Controle e Prevenção da Malária e das Doenças Transmitidas pelo Aedes, Rodrigo Said.

Segundo Said, o maior objetivo é evitar a ocorrência de mortes pela doença. Dois óbitos foram confirmados esse ano no estado por causa da dengue.

“A gente continua discutindo todas as atividades com o estado do Tocantins, nós fizemos um retorno do Ministério da Saúde com uma equipe ampliada da Secretaria de Atenção à Saúde, nós rediscutimos as estratégias, reorganização da rede assistencial, foi um trabalho feito em conjunto”, explicou o coordenador.

O coordenador explicou ainda que é possível falar que há epidemia nesses estados. “Se a gente levar em consideração o aumento de casos, é possível falar que há epidemia. Nessas localidades não significa que é o estado todo, pode ser regiões dentro de cada estado”.

A quantidade de casos no Tocantins supera a média nacional. Em todo o território brasileiro, foram 451.685 casos de dengue. No ano passado, o número foi bem menor, 102.681. A variação é de 339,9%.