O candidato a prefeito de Palmas Tiago Amastha Andrino ressaltou na tarde desta quinta-feira, 08, que vai implantar diversas medidas visando à proteção do meio ambiente e aumento da qualidade de vida da população, entre elas a arborização das vias e de outros espaços públicos, que pode diminuir em até 10 graus a temperatura local.

Durante reunião com os representantes da Cooperativa dos Bombeiros Civil do Tocantins, Tiago relembrou o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de “grande perigo” que segue até sexta, 09, e, conforme informado pela imprensa, há risco de morte por hipertermia em grande parte da região Centro-Oeste e no Tocantins.

“Nós estamos em um momento de calor extremo no Tocantins, com o estado recebendo alerta do Inmet, o que é muito perigoso. Então é preciso que seja dada continuidade a implantação do Plano de Arborização da Capital. É preciso arborizar as vias públicas, ainda mais em locais que possuem um grande fluxo de pessoas durante o dia, como a Avenida JK. E precisamos também diminuir as queimadas e melhorar a qualidade de vida do Palmense, isso é uma demanda urgente.”

Andrino apresentou o seu plano de governo para o Presidente da Coperativa dos Bombeiros Civil, Joseildo Lima, e para o Diretor de Comunicação da Cooperativa, Izaias Rodrigues. Joseildo destacou a importância de ter um plano de arborização eficaz em Palmas, ainda mais depois do alerta do Inmet, “a Cooperativa está atuando junto com a Brigada dos Bombeiros para controlar as queimadas, mas nós precisamos também diminuir a temperatura da nossa capital, e isso é feito com um plano de arborização eficiente, Palmas precisa disso.”

Mais ações

Estão previstos no Plano de Governo de Tiago, ainda, a recuperação ambiental e implantação dos parques urbanos, a conservação de áreas verdes com criação de mecanismos de compensação; o estabelecimento de corredores ecossistêmicos, além de ações de defesa ambiental, especialmente contra as queimadas, entre outras.

Pé de Sombra
O candidato também recordou do Projeto Pé de Sombra, idealizado pelo ex-prefeito Carlos Amastha. “O Pé de Sombra teve uma importância gigante para Palmas, e foi simplesmente abandonado pela gestão atual, para ser criado um novo programa, que pouco fez por Palmas. Isso não pode acontecer mais, por isso o meu plano de gestão é bastante focado na arborização da cidade e em outras estratégias que pretendemos aplicar,” disse Tiago.