A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), por meio da Superintendência de Esporte, Juventude e Lazer (Sejul), recebeu na tarde desta quarta-feira, 12, Manuel Arroyo, o diretor técnico do grupo Yescom, uma das maiores empresas de organização e realização de eventos esportivos do Brasil.

Na sala de reunião da Seduc, muitas instituições ligadas a esportes participaram de uma reunião para troca de experiências e esclarecimentos sobre a realização de corridas de rua.

As instituições presentes foram Serviço Social da Indústria (Sesi), Federação de Atletismo do Tocantins (Fato), Brunes Funcional, Sindicato de Educação Física, Instituto Reviver, MTC Assessoria Esportiva, entre outras.

Segundo Manuel Arroyo, a sociedade deve ser incentivada a participar dos eventos esportivos. “A rua deve ser um espaço onde se realiza as corridas, e também a comunidade deve participar de diversas maneiras. E para isso, deve haver uma comunicação em massa para que a sociedade também possa se planejar evitando transtornos”, comentou.

Ainda segundo Arroyo, “as pessoas devem entender que o evento envolve um grupo grande de participantes”, disse.

Soraia Tomaz, do Instituto Reviver, ponderou sobre a possibilidade de abrir vagas para os atletas paralímpicos participarem das corridas. Segundo Manuela Arroyo, “os cadeirantes já participam normalmente, sem nenhum problema. Em relação às outras necessidades, há alas específicas”, ponderou.

A Superintendência de Esporte, Juventude e Lazer organizou um momento para que os organizadores de provas locais, os responsáveis pelas assessorias de corrida e da Federação de Atletismo pudessem interagir.