O presidente dos EUA, Joe Biden, pode revogar a lei estabelecida pelo ex-presidente Donald Trump que proíbe transgêneros de servirem nas forças armadas americanas já na segunda-feira (25), de acordo com uma fonte familiarizada com os planos.

A política, que tem sido amplamente classificada pelos ativistas LGBTQ como cruel e irracional, foi anunciada pela primeira vez por Trump em julho de 2017 via Twitter.

Essa proibição bloqueia especificamente os indivíduos que foram diagnosticados com uma condição conhecida como disforia de gênero de servir, com exceções limitadas. Também especifica que indivíduos sem a condição podem servir, mas somente se o fizerem de acordo com o sexo que foram designados no nascimento.

A Casa Branca não quis comentar sobre os planos. O secretário de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse em um comunicado na semana passada que o governo suspenderia a proibição por meio de uma ação executiva nos primeiros dias ou semanas da presidência de Biden. A CBS News foi a primeira a relatar a esperada revogação na segunda-feira.

Embora Trump tenha argumentado que as tropas transgêneros nas forças armadas levariam a “tremendos custos médicos e transtornos”, um estudo da Rand Corp. de 2016 encomendado pelo Departamento de Defesa concluiu que permitir que as pessoas transgênero servissem abertamente teria um “impacto mínimo” nos custos do exército.

O estudo estimou que o número de pessoas trans nas forças armadas na época era entre 1.320 e 6.630. A cirurgia de mudança de gênero é rara na população em geral, e o estudo de Rand estimou a possibilidade de 30 a 140 novos tratamentos hormonais por ano nas forças armadas, com 25 a 130 cirurgias relacionadas à transição de gênero entre os membros ativos do serviço anualmente.

O custo pode variar de US $ 2,4 milhões a US $ 8,4 milhões por ano, uma quantia que representaria uma “proporção excessivamente pequena” dos gastos totais com saúde, descobriu o estudo.

A decisão de Trump reverteu uma política inicialmente aprovada pelo Departamento de Defesa do ex-presidente Barack Obama, que ainda estava em revisão final, que teria permitido que indivíduos transgêneros servissem abertamente nas forças armadas.

O governo Trump por anos reverteu, abandonou, removeu e retirou as proteções LGBTQ estabelecidas e foi particularmente hostil em relação aos transexuais americanos.

Entre suas medidas mais criticadas estava um esforço no ano passado para reverter uma regulamentação da era Obama que proibia a discriminação no atendimento à saúde contra pacientes transgêneros. Um juiz federal bloqueou a revogação durante o verão, considerando que ela violou uma decisão recente da Suprema Corte.

Com informações cnnbrasil.