Na quarta-feira (28), a Comissão de Finanças, Tributação e Controle da Câmara Municipal de Palmas (CMP), presidida pelo vereador Eudes Assis (PSDB), realizou uma Audiência Pública para analisar a Prestação de Contas do Executivo referente ao 3º quadrimestre de 2023.

O destaque do evento foi o aumento significativo na arrecadação municipal, revelado no relatório apresentado pelas Secretarias Municipais de Finanças (Sefin) e de Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplad).

Eudes Assis ressaltou a importância desse aumento para a economia local. “O incremento na arrecadação é um indicador claro da vitalidade econômica de Palmas”, afirmou Assis.

Ele destacou que esse cenário positivo permite à gestão municipal investir em áreas prioritárias, como saúde, educação e infraestrutura, beneficiando diretamente a população.

O secretário executivo de planejamento e desenvolvimento humano, Eron Bringel Coelho, apresentou números que corroboraram essa visão.

As receitas totais do município superaram a meta prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 em 7%, atingindo o montante de R$ 2,174 bilhões. Esse resultado foi impulsionado pelo saldo positivo das receitas primárias, provenientes principalmente de tributos como IPTU e ISS, além de transferências constitucionais.

Além do aumento na arrecadação, a Audiência também abordou o aspecto das despesas, que acompanharam o ritmo de crescimento das receitas. “As despesas primárias pagas no ano passado superaram em 7% a previsão inicial, refletindo o compromisso da gestão com áreas essenciais para o desenvolvimento do município”, destacou Bringel.

Em suma, a Audiência Pública ressaltou não apenas o aumento na arrecadação municipal, mas também a importância de uma gestão fiscal responsável e transparente, elementos fundamentais para o progresso e o bem-estar da comunidade. O presidente da Comissão de Finanças, vereador Eudes Assis, reafirmou seu compromisso em continuar fiscalizando e apoiando medidas que fortaleçam a economia de Palmas.