Deu-se início, nesta manhã, 10, no 6° Batalhão de Polícia Militar, o 24° Curso de Identificação Veicular – IDV, tendo como instrutores: o SGT QPPM Éder Murussi Leite (BPMRED) e o 3º SGT QPPM Danúbio Gonçalves de Lima (4º BPM); e, como monitor do curso, o SD QPPM Eduardo Andrade Pereira (4° BPM), Expoentes no tema, a nível nacional.

A turma, que é composta de 24 alunos, entre militares do 6° BPM, QCG e CPI, cumprirão uma carga horária de 40 horas, que vai desta segunda até sexta-feira próxima, contemplando 03 módulos de aprendizagem:

1º – Identificação Veicular e Legislação Pertinente;
2º – Módulo – Oficinas de Identificação Veicular;

3º Estágio Supervisionado.

O conteúdo a ser ministrado visa proporcionar aos policiais militares conhecimento dos procedimentos operacionais e condições de atuarem contra os crimes, principalmente, de furto e/ou roubo de veículos automotores, que vem ocorrendo no estado.

A tônica do curso, portanto, é capacitar os instrutores com habilidades que promovam uma quebra no ciclo da criminalidade, nessas modalidades de atuação, uma vez que esses veículos, produtos de crimes, são utilizados na prática de outros mais violentos, principalmente os crimes contra a vida (homicídios, latrocínios, estupros, etc.). Nesse sentido, busca-se inviabilizar e dificultar novas práticas, ao retirar dos criminosos sua ferramenta de ação.

Outro ponto importante é que a atuação desses policiais permitirá a devolução, aos seus legítimos proprietários, dos bens que lhes foram subtraídos, especialmente, considerando que as vítimas, na sua maioria, são pessoas de baixa renda.

Segundo o Tenente Coronel PM De Souza, Comandante do 6° BPM, o referido curso, traz um ganho exponencial para instituição Polícia Militar, elevando o nível de especialização da tropa, visando dar melhorar resposta à sociedade, no quesito Segurança Pública. Somente no mês de Maio/2019 foram aproximadamente 60 veículos automotores recuperados nesta UPM.