O programa permite mobilizar empresas e estabelecimentos comerciais situados no município de Palmas à disponibilização de vagas de empresas com quadro de vagas prioritário às mulheres mães.

Crédito Foto: Chico sisto/Dicom

Na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Vereador Eudes Assis (PSDB) apresentou na sessão Solene que aconteceu na Câmara Municipal de Palmas, o Projeto de Lei (PL) de N° 08/2023 que institui no âmbito municipal de Palmas, o Programa “Empregue uma mulher mãe”.

O objetivo do Programa é a inserção ou reinserção de mulheres mães que possuam filhos com idade inferior a 15 anos no mercado de trabalho, através da mobilização e incentivo às empresas para que disponibilizem vagas com quadros prioritários, a fim de que elas recebam apoio para conquistar autonomia financeira.

O vereador justifica que o proposto projeto de Lei se faz necessário, pois mesmo com todos os direitos adquiridos e garantidos pelas mulheres, ainda há discriminação no mercado de trabalho.

“Esse programa é muito importante principalmente pelo fato de serem mulheres com filhos, muitas vezes ganhando menos que os homens e desempenhando as mesmas tarefas/atividades, ainda que sua escolaridade seja superior a dos homens”, o parlamentar completou ainda, “Por estas e outras razões, mulheres, especialmente com filhos, acabam recebendo dupla discriminação, primeiro pelo fato de ser mulher, seguido pelo fato de terem filhos, fato esse que não acontece com os homens, justamente por se acreditar que essa responsabilidade imposta pelo patriarcado de cuidados com os filhos seja uma tarefa feminina, e esse não é quesito imposto em entrevistas de emprego quando se trata de homens” pontuou Eudes.

Logo após o vereador apresentar o documento durante seu discurso na tribuna, alguns parlamentares já parabenizaram Eudes pela iniciativa e destacaram que o projeto de Lei é de grande relevância para o Município.

O PL agora segue aguardando votação no parlamento municipal para que de acordo com o que foi proposto traga transformação a esse cenário de hostilização dessas mulheres no mercado de trabalho.