Comprar alimentos básicos para abastecer a casa está custando caro para os brasileiros. Arroz, leite longa vida e óleo de soja já acumulam altas de cerca de 20% este ano, segundo dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um aumento muito superior ao avanço da média dos preços da economia.

Na análise de especialistas, três fatores justificam o aumento dos preços: entressafra de produtos; comportamento do dólar, que torna o produto brasileiro mais competitivo fora do País, incentivando as exportações; e a injeção de R$ 50 bilhões por mês para pagamento do auxílio emergencial devido à pandemia do novo coronavírus.

E neste tema a senadora Kátia Abreu, o economista Luiz Roberto Cunha e o ex-secretário do Ministério da Agricultura Ivan Wedekin debatem a alta no preço dos alimentos no programa da Rede Globo, Globo News.

 

Assista no link abaixo a entrevista completa:

 

https://g1.globo.com/globonews/globonews-debate/playlist/a-senadora-katia-abreu-o-economista-luiz-roberto-cunha-e-o-ex-secretario-do-ministerio-da-agricultura-ivan-vedequein-debatem-a-alta-no-preco-dos-alimentos.ghtml