Miss Grand Tocantins é destaque em concurso nacional — Foto: Divulgação

A tocantinense Luciana Gomes, de 28 anos, é modelo, esteticista, influenciadora digital e agora exibe no peito a faixa de 3º lugar no concurso Miss Grand Brasil 2023. A final aconteceu no sábado (10) em Foz do Iguaçu (PR). Luciana encantou pelo corpo, beleza, simpatia, desenvoltura na passarela e pelas palavras marcantes durante o discurso pela paz. Como mulher preta, escolheu falar sobre a luta contra o racismo, citou o caso envolvendo o jogador brasileiro Vini Júnior, do Real Madrid, e viralizou nas redes sociais.

O vídeo compartilhado nas redes sociais contabiliza quase 150 mil visualizações. No discurso, ela diz:

“No ano atual, Vinicius Júnior, jogador de futebol brasileiro, de pele preta, foi ridicularizado no país da Espanha durante uma partida de futebol. O jogador não deixou o país, porém deixou a seguinte frase: ‘Vou continuar lutando contra os racistas, mesmo que longe daqui’. Até quando teremos que presenciar situações tão humilhantes simplesmente pelo tom de pele e até mesmo perder pessoas que amamos? Hoje, convido a todos vocês a quebrarmos os grilhões que nos impedem de respeitar e amar o próximo e aceitar as diferenças e as singularidades de cada um. Haile Selassie, um ex-regente imperador da Etiópia falou que enquanto a cor de pele for mais importante que o brilho nos olhos, haverá guerra. Eu, como mulher preta, entendo que o racismo nunca vai acabar, porém o que precisa continuar é a nossa luta por respeito, paz e igualdade”.

A situação a qual Luciana se referiu envolvendo o jogador brasileiro aconteceu no dia 21 de maio deste ano, em um jogo entre Valencia e Real Madrid. Torcedores do Valencia chamavam Vinicius de macaco desde a chegada do ônibus no estádio. Durante o jogo, os insultos seguiram. No segundo tempo, o brasileiro apontou dois torcedores que estavam imitando sons do animal e cometendo racismo contra ele. Nos minutos finais, uma confusão entre jogadores das duas equipes gerou expulsão de Vini após interferência do VAR.