O deputado estadual Léo Barbosa protocolou na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), na manhã desta terça-feira, 28, um requerimento solicitando ao Governo do Estado o credenciamento de clínicas e hospitais dos municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. As cidades são próximas à divisa com o sudeste do Tocantins e diariamente recebem tocantinenses em busca de atendimentos médicos.

Durante a apresentação do requerimento, Léo falou sobre a importância de ampliar a rede de atendimento. “Muitos tocantinenses procuram o estado vizinho para realizarem tratamento médico e exames, devido a distância até a capital Palmas, sendo imprescindível que o Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Tocantins realize o credenciamento com os prestadores de serviços de saúde nesses municípios da Bahia”, ressaltou o parlamentar.

Segundo a justificativa do requerimento, “dependendo do município, o deslocamento para Palmas é desgastante e doloroso para os doentes que necessitam de atendimento médico rápido para resolver seu problema de saúde. Os usuários do SERVIR na região sudeste do Tocantins enfrentam dificuldades, afirmando que não conseguem obter atendimento porque não existem hospitais privados na localidade para prestar assistência. Sendo mais conveniente e eficaz utilizar os serviços de saúde das cidades como Barreiras – BA e Luís Eduardo Magalhães – BA, devido a proximidade e acessibilidade”, consta no documento.