Ísis Oliveira/Dicom Aleto / HD

Em alusão ao Dia das Mães, a ser comemorado no próximo domingo, 14 de maio, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres, homenageou as servidoras durante uma ação social da Casa de Leis, concretizada nesta segunda-feira, 8, com a entrega de itens básicos para o cuidado de bebês e mães adolescentes assistidas pelo Projeto Casa de Marta.

Na ocasião, o presidente falou do gesto de todas as servidoras e servidores que atuaram na campanha de doação dos produtos, em nome da sua esposa que idealizou a ação, Geneci Almeida. “Cumprimento a todos pela iniciativa, mas principalmente pelo gesto, pois essa contribuição para a Casa de Marta, levando itens essenciais para mães e bebês, significa acolher mães em situação de vulnerabilidade, a maioria vítimas de estupro, menores de idade e, muitas vezes, sendo mães e pais das crianças. Que esta Casa possa apoiar toda iniciativa que puder fazer o bem para a sociedade”, apontou.

Amélio Cayres também reiterou que a data alusiva às mães significa mais do que um momento de presentes e agradecimento. “Essa é uma simples homenagem, mas vocês merecem muito mais. Entendo que homenagear as mães é dar à elas dignidade, com condições de saúde, um salário justo, trazer oportunidades também aos filhos, e é o que nós estamos buscando”, explicou o parlamentar.

“Nestes dois anos estaremos fazendo todo o possível para melhorar a vida das mães, procurando dar a elas tudo que é de direito, como a data-base de 5,93% que pagamos na semana passada, além de proporcionar concurso público para que os filhos das servidoras também tenham a oportunidade de trabalhar nesta Casa. Também estamos trabalhando para trazer as servidoras e mães do Anexo para trabalhar conosco aqui nesta Casa, todos juntos. Tudo que é de direito, nos cobrem pois estamos aqui para isso”, completou o presidente da Casa.

Projeto Casa de Marta

O Projeto Casa de Marta atua com diversas ações em prol da saúde e defesa de direitos humanos a adolescentes gravidas em situação de vulnerabilidade social e/ou vítimas de violência sexual.

A mantenedora do Projeto é a Associação Ação Social Arquidiocesana de Palmas – ASAP, que oferece oficinas sobre diferentes temas e acompanhamento com equipe multidisciplinar visando promover o fortalecimento de laços familiares, além de desenvolver o protagonismo e a autoestima das mães.