Será realizada nesta quinta-feira, 20, a partir das 8 horas, na ETI Anísio Spínola Teixeira, localizada no Setor Bertaville, a culminância do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran), projeto de educação para o trânsito que tem como público os alunos da rede municipal de educação. O objetivo é difundir conceitos sobre as normas de trânsito e iniciar desde cedo a capacitação dos futuros condutores para uma direção mais segura e responsável, além de incentivar a cobrança dos pais e responsáveis a terem uma postura mais correta na condução de veículos.

O Fetran tem seu foco na prevenção e foi criado em 2004 pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) para trabalhar nacionalmente a temática do trânsito por meio de atividades pedagógicas associadas a manifestações artísticas e culturais diversificadas, no âmbito escolar e social. Em 2017, como parte do projeto, cerca de 3.300 crianças de diversas escolas de Palmas participaram de palestras sobre trânsito, mas este ano o Festival será realizado somente na ETI Anísio Teixeira, cuja gestão é feita em parceria com a PRF.

Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos constam exposição de maquetes, produção de revistas em quadrinhos, panfletos e cartazes temáticos, mostra de vídeos e literatura de cordel e apresentação de dança e teatro.

Segundo uma das coordenadoras do evento, Cristiane Cunha, o Festival requer um maior comprometimento da escola, pois demanda realização de cursos e feiras de trânsito, por exemplo. “São cerca de mil alunos diretamente envolvidos com o trânsito durante o evento. A expectativa é multiplicar para a comunidade e para todos aqueles que forem prestigiar os trabalhos desenvolvidos pelas crianças e professores a importância desta temática ser inserida no contexto escolar para formar cidadãos mais conscientes no trânsito”, considera.

Também participam da organização do evento a coordenadora de trânsito Cecília Saramago e o chefe do grupo de Educação para o Trânsito da PRF na ETI, Almir Eustaquio.

O evento conta ainda com a participação de instituições parceiras a exemplo do Corpo de Bombeiros e do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran).