Beneficiários do Bolsa Família devem realizar o acompanhamento obrigatório dentro do prazo de encerramento do primeiro semestre, 30 de junho. O não comparecimento implica no bloqueio do recurso a partir de julho. Atualmente, somente 40% das 16 mil famílias já garantiram a continuidade do auxílio.

Para ajudar quem não dispõe de tempo durante a semana, a Saúde vem realizando mutirões aos finais de semana nos setores mais afastados. A próxima ação será no sábado, 8, das 8 às 17 horas no CRAS 3, localizado no Setor Araguaína Sul 2. Outra movimentação está programada para o mesmo local e horário no próximo sábado, 15.

“A orientação é de não deixar para última hora e evitar tumulto. A atualização é rápida. São consultados somente peso e altura, e se as vacinas estão em dia”, afirma a coordenadora do Bolsa Família, Divina Pimenta.

Documentos necessários
Para o atendimento, os beneficiários devem portar o cartão do Bolsa Família, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), cartão de vacinação das crianças e, se for o caso, o cartão da gestante.

O objetivo principal é verificar se a carteirinha de vacinação das crianças está em dia e orientar as mulheres grávidas sobre o pré-natal. A avaliação nutricional das crianças também é realizada, garantindo uma vida saudável.

Durante a semana
Para fazer o acompanhamento basta comparecer à UBS, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 ou das 13h30 às 17h30. O horário é diferente para quem vai à UBS Ponte, que funciona das 7 às 11 horas, e também para UBS Novo Horizonte, aberta das 12 às 16 horas.

Contato
Em caso de dúvida, os beneficiários podem entrar em contato com a Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde pelo telefone (63) 3411-7083 ou no endereço Rua Sete de Setembro, nº 555, no Centro.