O site Pauta Notícias obtive informações exclusiva de que o secretário-chefe da Casa Militar coronel Júlio Manoel da Silva Neto, assumirá a partir das 15 horas da tarde desta terça-feira, 02, o comando da polícia militar do estado do Tocantins.

Coronel Silva Neto substituirá o atual comandante Geral Jaizon Veras Barbosa.

Recentemente representantes de diversas associações militares estiveram em uma reunião com o vice-governador Wanderlei Barbosa e levaram várias pautas, entre elas foi o pedido para que o vice solicitasse ao governador Mauro Carlesse para que a escolha do próximo comandante Geral da PMTO fosse a de  Silva Neto, e pelo jeito foram atendidos.

Coronel Silva Neto

Formado pela Academia de Polícia Militar de Goiás, ele foi declarado aspirante a oficial no ano de 2000, sendo lotado no 1º Batalhão de Polícia Militar em Palmas (TO). Antes de ingressar nas fileiras da Polícia Militar do Tocantins, foi oficial R/2 na arma de Infantaria do Exército Brasileiro, atuando no 59º Batalhão de Infantaria Motorizada no Maceió (AL).

Em novembro de 2014, foi promovido ao posto de tenente-coronel do Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM), além disso foi promovido ao posto de coronel QOPM pelo atual governador Mauro Carlesse, em 21 de abril de 2019. Ele realizou o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais também pela Polícia Militar do Estado de Goiás em Goiânia (GO).

Possui Especialização em Gerenciamento de Segurança Pública (Cegesp) pela Academia de Polícia Militar de Goiás e em Polícia Judiciária Militar pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Foi integrante da Força Nacional de Segurança Pública, atuando em inúmeras missões dentre elas comandante do 1º Grupo do 4º Pelotão Fox Uno no Estado do Rio de Janeiro (operação Rio I); comandante do 2º Pelotão da Companhia Fox III no Estado do Espírito Santo (operação reconquista II); e oficial auxiliar na Base de Comando Fox IV no Estado do Rio de Janeiro, nos jogos Panamericanos e Para-Panamericanos.

Também foi condecorado, pela Polícia Militar do Estado de Alagoas, com a medalha do Mérito Policial Militar; a Medalha do Sesquicentenário da Polícia Militar do Estado de Goiás, a medalha 10 Anos pelos relevantes serviços prestados pela Polícia Militar do Tocantins e o Diploma de Amigos do Estado do Espírito Santo.