Uma comitiva liderada pelo Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, o Coronel QOPM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, participa entre os dias 13 e 15 de março do CNCG em Florianópolis-SC, onde na ocasião temas importantes relacionados  à Segurança Pública do país estão sendo debatidos.

O Conselho Nacional de Comandantes Gerais Policiais Militares e Corpos de Bombeiros Militares é um colegiado composto por todos os Comandantes-Gerais de Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares dos Estados e do Distrito Federal, instituído em 12 de fevereiro de 1993. Anualmente, os oficiais se reúnem para debater temas importantes relacionados à Segurança Pública, bem como apresentar casos de sucesso desenvolvidos por cada corporação.

Paralelamente ao CNCG, a comitiva da PMTO também participará do Congresso Nacional de Oficiais Militares Estaduais (CONAME). O congresso acontece em Florianópolis/SC e possui como objetivo a troca de conhecimento entre as unidades de Polícia Militar de cada Estado, bem como exposições e debates em torno de temas como a Lei de Organização Básica das polícias militares, reuniões do Fórum Nacional dos Termos Circunstanciados de Ocorrências, temas de direito militar, operações especiais, uso de cães e gestão de projetos, além de temas específicos apresentados por painelistas selecionados.

Acompanhando o Comandante-Geral estão os tenentes-coronéis João Leyde de Souza Nascimento, Weslley Dias Costa e Murilo Pires de Avelar Lima e pelos Majores Sérgio Nunes dos Santos e Anísio Vaz de Melo Júnior. A Comitiva participa dos eventos representando o estado e tem como objetivo a interlocução com outras unidades da federação, a participação nos debates nacionais, bem como a busca por insumos e boas práticas em segurança pública, visando aperfeiçoar ainda mais a segurança pública tocantinense.

Na oportunidade o Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, o Coronel QOPM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, representando a instituição, foi agraciado com as Medalhas de Mérito Forte São Joaquim, pela Polícia Militar de Roraima e Medalha de Serviços Distintos, da Polícia Militar da Bahia.

O Comandante da Polícia Militar do Estado do Tocantins ressalta a relevância em participar de mais uma edição do evento. “O CNCG e o CONAME são importantes ferramentas de interação das Polícias Militares de todo o Brasil. É uma oportunidade única para compreendermos a complexidade da atuação da Polícia Militar em cada Estado. Aqui assistimos palestras, discutimos casos de sucesso, somos apresentados a novas tecnologias e trocamos experiências e informações que nos ajudam a combater a criminalidade em cada canto do país”, destacou o Comandante.

Revisão Textual: TC Gleidison