Uma operação de combate à criminalidade está sendo iniciada em Palmas para tentar frear a onda de crimes e homicídios que vem sendo registrada. Foram 82 mortes na capital até o começo desta semana. A estratégia da Polícia Militar é aumentar o efetivo com policiamento especializado.

Durante entrevista à TV Anhanguera, na manhã desta quinta-feira (8), o comandante-geral da PM, coronel Márcio Antônio Barbosa, explicou como vai funcionar a Operação Cidade Blindada.

“A Polícia Milita está trazendo 60 policiais do interior com especialização em patrulhamento tático e urbano, que é a força tática do interior, e eles atuarão aqui em Palmas no período que for necessário para que a gente dê uma freada nessa onda de homicídios”, explicou.

Ele explicou que está sendo criado um ‘batalhão virtual’ da Força Tática no espaço da Escola de Gestão Fazendária, em Palmas. O esforço, segundo o comandante, é para que o Estado volte a “tomar o controle” da segurança pública.

O comandante afirma que a onda de violência não está relacionada à falta de policiamento e afirmou a polícia sabe por que os crimes estão acontecendo:

“A maioria destes 82 homicídios, 10% não têm ligação com o tráfico. São crimes passionais ou outros motivos, mas em torno de 72 a 73 homicídios têm ligação com o tráfico. São disputas de território por organizações criminosas que estão disputando território entre si”, afirmou.

O coronel afirma que pretende “saturar” as ruas com a presença ostensiva da Polícia Militar. Com isso, espera dar mais tranquilidade para a Polícia Civil trabalhar e investigar os crimes que já aconteceram.

“A resposta nesse momento é a gente colocar o máximo de policiamento na rua, aumentar a presença ostensiva da polícia na rua com policiais especializados em patrulhamento tático […] com isso eu frear essa onda de crimes, a gente pensa em frear essa onda de crimes e dar a tranquilidade adequada para que a Polícia Civil possa colocar a mão nesses criminosos”, disse.

Durante a entrevista, Márcio Barbosa usou exemplo da operação Canguçu e disse que vai restabelecer a ordem na cidade.

Tags