“Reitero aos apoiadores para permanecerem com nosso trabalho de forma ainda mais firme, sem soberba e com humildade” – essa foi a palavra do candidato à reeleição Wanderlei Barbosa sobre o cenário positivo dado a ele pelas pesquisas.

Mais dois institutos de pesquisas reafirmaram nesta terça-feira, 20, que o Governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) deve ser reeleito já no primeiro turno, no dia 2 de outubro. Os levantamentos foram feitos pelo Vope/Primeira Página e Promotion/Stylo.

Ontem (19), a pesquisa Ipec (ex-Ibope)/TV Anhanguera também mostrou que o Governador Wanderlei possui chances reais de reeleição já no 1° turno, com 57% dos votos válidos.

Promotion/Stylo

Na pesquisa Promotion/Stylo, o Governador Wanderlei tem 62,83% dos válidos válidos, com uma ampla vantagem sobre o segundo colocado, Ronaldo Dimas, que tem somente 21,16%, uma diferença 41,67 pontos percentuais, a menos de duas semanas da eleição. No quesito rejeição, quem alcança os maiores índices são Irajá Abreu, com 17%, e Paulo Mourão, com 11%.

Vope/Primeira Página

Na pesquisa Vope/Primeira Página, o Governador Wanderlei tem 59% dos votos válidos, alcançando 42 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado, Ronaldo Dimas, que tem somente 17%. Já em relação à rejeição, quem lidera a lista é Paulo Mourão (21%), seguido de perto por Irajá Abreu (19%) e Ronaldo Dimas (18%).

Governador comemora números

O Governador Wanderlei comemorou os números das pesquisas e destacou aos seus apoiadores que o trabalho precisa se manter firme até a eleição. “Fico feliz com mais esses resultados positivos das pesquisas apontando uma vitória nossa já no primeiro turno das eleição. Acredito que o Tocantins precisa de estabilidade e é isso que as pessoas buscam ao votar em um candidato que conseguiu colocar o Estado no trilho certo e do desenvolvimento. Reitero aos apoiadores para permanecerem com nosso trabalho de forma ainda mais firme, sem soberba e com humildade”, afirmou Wanderlei. 

Dados da pesquisa

A Pesquisa Promotion/Stylo está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com protocolo de número TO-08275/2022. A aplicação dos questionários aconteceu no período de 15 a 18 de setembro. Foram entrevistados 900 eleitores.

A margem de confiança da Pesquisa é de 95%, e, o erro amostral de 3%, para mais ou para menos. 

Já a pesquisa Vope/Primeira Página está registrada na Justiça Eleitoral com o número TO-01609/2022, e a data da coleta em campo ocorreu entre os dias 14 a 18 de setembro.

A margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos, com 95% de confiabilidade estatística. Foram entrevistados 1.500 eleitores no Tocantins.