A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024, uma emenda aditiva de autoria do deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos), que visa instituir a criação da Creche do Idoso no Tocantins.
 Segundo a justificativa da emenda, “o objetivo é garantir a proteção social à população idosa, oferecendo um atendimento humanitário, valorizando a pessoa, respeitando suas limitações, ampliando as possibilidades de acesso a serviços e direitos, e proporcionando-lhes melhores condições de vida”, consta no documento.
Em outubro deste ano, Léo encaminhou ao Poder Executivo um anteprojeto de lei propondo a criação da Creche do Idoso. Com a previsão orçamentária aprovada, a expectativa é que o projeto seja implantado pelo Governo do Estado.
Para o parlamentar, o objetivo é promover qualidade de vida aos idosos, criando espaços adequados para oferecer convivência diurna, durante todo o dia ou parte dele, onde receberão abrigo, alimentação, cuidados específicos e realização de atividades diversas.
“O projeto tem a intenção de proporcionar à terceira idade acolhimento, abrigo, cuidados, proteção e convivência adequados à suas necessidades. Neste local, os idosos também poderão contar com serviços de saúde, educação física, assistência social, nutrição, dentre outros”, explica Barbosa.