Araguaína- foto: Rose Fernandes 

 

 

A chuva registrada entre quarta (15) e quinta-feira (16) em várias regiões estado fez a temperatura cair e surpreendeu muita gente. Em Araguaína, o clima deve ficar mais ameno até o fim de semana. De acordo com o Núcleo de Meteorologia da Universidade do Tocantins (Unitins), as chuvas no mês de maio não são atípicas, mas o calorão de voltar em breve.

“Na nossa memória climatológica, a gente tem registro de chuva nesse mês. O que explica essa mudança no clima de ontem para hoje é que temos um grande sistema atmosférico meteorológico atuando na região mais central do país que está jogando muito mais umidade na nossa região, produzindo essas chuvas”, explicou o meteorologista José Luiz Cabral.

Praticamente todas as regiões do Tocantins registraram chuvas e quedas de temperatura. Em Palmas, a previsão de chuva segue nesta sexta-feira (17) e sábado (18). No domingo (19) o sol volta a aparecer e o tempo fica favorável para quem vai acompanhar a programação do 30º aniversário da capital.

Conforme o núcleo de meteorologia, a transição do período de chuva para a estiagem começou no último mês de abril. Além disso, as chuvas deste ano foram irregulares e mal distribuídas.

“Os estudos trazem muita incerteza se o fim do período chuvoso acontecerá no final maio, de junho ou de julho. No meu entender, quanto mais demorar findar, melhor para o Estado. Eu sempre enfatizo a questão do déficit hídrico, já que estamos fechando o quinto ano consecutivo com redução da quantidade de chuva”, explicou Cabral.