A assembleia legislativa do estado do Tocantins aprovou na manhã desta terça-feira, 17 o Projeto de Lei 00138/2019, de autoria da Luana Ribeiro (PSDB), onde declara como “Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Tocantins a Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Tocantins”.

O projeto foi apresentado na Comissão de Constituição, Justiça e redação em 26 de Março de 2019, e teve como relator o deputado estadual Ricardo Aires, onde foi aprovado no dia 6 de Agosto.

Já em 20 de agosto de 2019, depois de aprovado, foi encaminhado à comissão de Educação, Cultura e desporto, e teve como relator o deputado Professor Júnior Geo, e em seu voto favorável, o deputado disse que não resta dúvida que o projeto de lei apresenta benefício a população.

E nesta manhã o projeto foi aprovado em dois turnos e seque agora para a sanção do governador do estado, Mauro Carlesse.

História

A Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Tocantins foi criada no ano de 1989, pelo então Comandante Geral Coronel QOPM Osvaldo Mota, que designou, no início daquele ano, o então capitão QOPM Antônio de Jesus Tavares e o 3º Sargento QPEPM Manoel Conceição Pereira de Abreu para irem à região nordeste – especificamente às cidades de Teresina (PI) e Fortaleza (CE), recrutar músicos para formação da Banda de Música da instituição.

No dia 25 de fevereiro de 1989 os militares retornam ao Estado com aproximadamente 80 músicos, os quais foram instalados na sede da então 3ª CIPM, na cidade de Guaraí (TO). Posteriormente, juntaram-se ao grupo outros músicos vindos dos Estados de Pernambuco, Maranhão e Rio de Janeiro.

A inclusão dos músicos na PM/TO se deu a partir do dia 22 de fevereiro de 1989, data que ficou estabelecida como a da criação da Banda de Música. No início de 1990 a Banda foi dividida em três frações: 4º BPM, na cidade de Gurupi; 2º BPM, em Araguaína; e no QCG/Palmas, sendo que a fração da capital permaneceu em Guaraí até o dia 18 de outubro de 1992. Em 09 de junho de 1993, foi criada mais uma fração da Banda de Música, na sede da 1ª CIPM, em Arraias (TO).

Ao longo dos 27 anos os militares músicos têm colaborado com o comando da instituição, participando de importantes solenidades militares e civis; eventos culturais e sociais, nas diversas cidades do Estado, difundindo a cultura, aproximando a corporação do cidadão, trabalhando os valores e a versão preventiva da segurança pública, sobretudo por apoiar e desenvolver projetos nas escolas estaduais e municipais, ministrando cursos de iniciação musical, bem como, participando na formação de várias bandas infanto-juvenis.