Secretário da Sesmu, Agostinho Júnior, destacou o compromisso da Gestão Municipal em debater com todos os setores da sociedade, na busca de melhorias do sistema de mobilidade

Dando continuidade com o debate do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), a Prefeitura de Palmas reuniu representantes de diferentes segmentos da sociedade civil, na tarde desta quinta-feira, 3, no auditório do Instituto Vinte de Maio (IVM), com a realização da 3ª Audiência Pública. A segunda rodada de apresentação do prognóstico (Fase III do processo), a qual é o resultado sistematizado para os cenários futuros simulados e a proposta de rede do transporte coletivo de Palmas, acontece neste sábado, 5, das 14 às 18 horas, no auditório do Resolve Palmas, em Taquaralto.

Nessa etapa do prognóstico, as discussões visam ampliar a eficiência, a acessibilidade e a integração do sistema de transporte coletivo. Estão sendo discutidas questões como a expansão da rede de ônibus, criação de novas linhas, otimização das rotas existentes e a implantação de tecnologias para facilitar a comunicação entre usuários e operadores estão sendo tratadas com atenção.

E as simulações auxiliam na hierarquização das ações a serem propostas no tempo em função dos volumes de veículos que estão sendo estimados para os cenários estudados de crescimento e distribuição populacional para os anos de 2025, 2029 e 2033.

Na ocasião, o titular da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Agostinho Júnior, fez a abertura, destacando o compromisso da gestão municipal de debater com todos os setores da sociedade, em busca de ferramentas e melhorias do sistema de mobilidade: “A audiência Pública é importante, porque é o momento onde poder público proporciona para a sociedade o espaço onde ela pode sugerir as suas sugestões e considerações, contribuindo para as melhorias não só do transporte público, mas para todos os modais da mobilidade urbana na sua totalidade em nossa cidade”, ressalta.

 

ATCP
O presidente da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), Eliezer Moreira de Barros, ressalta que a participação ativa da população fortalece o processo de tomada de decisões, assim como contribui para uma maior transparência e prestação de contas por parte da Agência. Ao envolver os cidadãos no planejamento e desenvolvimento do sistema de transporte coletivo, a ATCP cria uma conexão mais próxima com a comunidade para entender as suas necessidades específicas.

“Essa audiência pública é de suma importância para ouvirmos diretamente as necessidades e sugestões da população. Por meio do diálogo construtivo, podemos identificar as melhorias necessárias e planejar a transformação do sistema de transporte coletivo urbano. Nosso objetivo é proporcionar um serviço eficiente, acessível e sustentável, garantindo a mobilidade de todos os cidadãos de forma inclusiva e integrada.”

 

Encontros
Os engenheiros Ricardo Mendanha e André Luiz de Oliveira Barra, representantes do consórcio de empresas que coordena a elaboração do Plano, dividiram a apresentação do relatório do prognóstico.

No encontro, foi aberto espaço para manifestação dos demais participantes que puderam fazer perguntas, apontamentos e apresentações de problemáticas para serem inseridas nos estudos.

Esta foi a terceira de um total de quatro audiências públicas que serão realizadas durante as fases de construção do Plano de Mobilidade Urbana Municipal. A Sesmu coordena as frentes de trabalho, em parceria com o consórcio de empresas contratadas, para dar apoio técnico no desenvolvimento das etapas de planejamento, diagnóstico, prognóstico e avaliação dos resultados.

Tags