Na manhã desta segunda-feira, 22, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Antonio Andrade (PTB), voltou a reafirmar seu apoio na luta pela emancipação do distrito de Luzimangues.

“Eu vejo que este momento é um momento antipartidário, devemos deixar de lado o pensamento político e pensar naquelas pessoas que não são alcançadas pelo poder público e realmente precisam da emancipação de Luzimangues. Tenho certeza que se todos nós, deputados estaduais, federais, senadores e população nos unirmos em prol deste objetivo a emancipação se tornará uma realidade”, disse Andrade.

Esta declaração foi dada a uma platéia restrita, devido a pandemia, que participava do V Seminário Emancipalista do Brasil e tem como objetivo discutir e buscar apoio para a emancipação e criação de novos municípios no país.

Dados sobre Luzimangues

Luzimangues conta hoje com aproximadamente 28 mil habitantes, sem contar os assentamentos, com este número já seria um município com participação de 1.4 no FPM.

O Distrito conta com 7.650 eleitores e devemos considerar que muitos moradores ainda não transferiram seu título.

Lá existem três escolas públicas com 3.247 alunos, sendo 1.684 da rede municipal, 1.423 da estadual e 140 estudantes da rede privada.

Em Palmas -TO, estima-se que estudam 2 mil crianças de Luzimangues. É a região que mais cresce no Tocantins, segundo dados do IBGE cresceu 16% no ano de 2018 e 20% nos últimos dois anos.

Estes números também são confirmados pelas concessionárias de energia e água do Estado

Emancipação

Desde 1996 está suspensa a criação de novos municípios, alguns projetos foram aprovados por deputados federais e vetados.

Estão em discussão na Câmara a PEC 143/15, do deputado Danilo Forte, PEC 93, do deputado Gonzaga Patriota e a PLP 137, que tem como relator o deputado Carlos Henrique Gaguim.