Autor: Samara Martins | Publicado em 10 de dezembro de 2020 às 19:30

Transformar em palavras e desenhos as ações realizadas pelo projeto Rally da Solidariedade, realizado pelo Rally dos Sertões nas comunidades onde passa. Foi esse o desafio de alunos dos cursos de Artes Visuais da Fundação Cultural de Palmas (FCP) e do projeto Artefato, que participaram de concurso de redação e desenho promovido pelo Rally em parceria com a FCP. A premiação para o primeiro e segundo lugarres de cada categoria aconteceu na tarde desta quinta-feira, 10.

‘Motores que salvam’ foi o título escolhido pela aluna do projeto Artefato, Crisleanne Adassa Lisbôa Sousa, 10 anos, para contar como a equipe do Rally desenvolve ações sociais durante o seu trajeto. “Eu achei muito bom isso do Rally cuidar das pessoas por onde passa, e fiquei muito feliz com meu prêmio”, disse ao comemorar ter recebido um notebook, pelo primeiro lugar na categoria redação do concurso. Crisleanne concorreu com outras 20 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

Ganhador de uma SmartTV 32” pelo segundo lugar na redação, o também aluno do Artefato, Renald Nepomuceno Nogueira, 13 anos, disse que se ateve a pesquisa sobre o Rally para desenvolver seu texto. “Eu pesquisei bastante e agora tenho uma TV que vai para a nossa sala”, comemorou.

Já na categoria desenho a criatividade para ilustrar o Rally deu asas à imaginação da Maria Lis Cavalcante de Oliveira, 11 anos, e do Alexandre Alves Cordeiro, 10 anos, vencedores do primeiro e segundo lugar respectivamente. “Eu fiz pesquisas sobre o Rally para me inspirar e decidi desenhar os pilotos, mas vi que a maioria são homens, então resolvi desenhar uma mulher para dar um toque feminino”, contou a Maria Lis, que levou um notebook para a casa. “Achei que iria ganhar lápis de cor e canetinhas e o prêmio foi um computador, estou muito feliz, pois adoro desenhar no computador”, concluiu.

Uma estrada ensolarada do Tocantins sendo percorrida por carro 4×4 carregado de amor, foi assim que o Alexandre Alves, ganhador do segundo lugar no desenho, ilustrou o Rally da Solidariedade.  “Na hora que eu fui fazer o desenho eu pensei nas doações que eles fazem para as pessoas que precisam, agora estou muito feliz, pois o prêmio é uma TV!”, comentou ele.

O concurso Rally da Solidariedade foi realizado junto aos alunos da FCP e projeto Artefato durante o mês de novembro, sendo que os estudantes receberam orientações dos professores. Mesmo sem aulas presenciais em razão da pandemia por Covid-19, os alunos de artes da FCP continuam tendo aulas , por meio de plataforma online.

As ilustrações e as redações realizadas para o concurso farão parte de um livro que será publicado pelo projeto Rally da Solidariedade.

Biblioteca

O Rally da Solidariedade também destinou um prêmio à FCP, o kit formado por notebook e televisão será destinado à Biblioteca Municipal da Casa de Cultura Professora Maria dos Reis, em Taquaruçu.