Ascom 1ª CIPM

O carnaval de Arraias pulsa com o ritmo do Entrudo, uma festa de alegria, é uma folia diferente, que vem desde o Império, onde a estrela da festa é a água, muita água.

Durante os quatro dias os foliões saem às ruas da cidade molhando quem encontrar pela frente. A brincadeira é acompanhada por tocadores de sanfona e zabumba, entoando antigas marchinhas. Ninguém fica zangando e todo mundo entra no clima do molha-molha.

Paralelo a essa festa a polícia militar, por meio do policiamento da 1ª CIPM, vem fazendo a segurança dos moradores e foliões, e neste ano  a unidade recebeu reforços de policiais do QCG, CPC, e BPMA.

Na oportunidade muitas pessoas aproveitaram para cumprimentar os militares e tirar fotos ao lado dos PMs.

Toda essa segurança faz parte da “Operação Carnaval 2020”, que se iniciou na última sexta-feira, 21, e vai até a próxima terça-feira, 25, em todo Tocantins, a operação conta com o emprego do efetivo administrativo e operacional de todas as Unidades, no reforço do policiamento das diversas cidades do estado, especialmente naquelas onde ocorrerão festividades de carnaval.

Ao todo, são 1.850 policiais militares empregados nas cinco noites em todo o Tocantins. Destes, serão movimentados 115 militares da capital para reforçar o interior. Todas as noites 350 policiais atuarão em serviço extra, exclusivamente no circuito de carnaval em todo Estado. O Policiamento ordinário das viaturas será mantido sem alterações.

A ação tem o objetivo de prevenir e/ou coibir ações praticadas por infratores da ordem pública, visando proteger o patrimônio, garantir a segurança, o bem-estar, a tranquilidade social e a garantia do pleno exercício da cidadania. Durante a operação, a PM está realizando policiamento a pé e motorizado nos locais onde houver aglomeração de pessoas durante a folia, bem como, realização de bloqueio (blitz) e abordagem em pontos das cidades (perímetro urbano e rural), com a finalidade de intensificar a presença, transmitindo à população um aumento da sensação de segurança e a redução dos índices de ocorrências.