O projeto de Fátima, que é especialista em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado, concorreu com cerca de 1000 inscritos para 102 vagas direcionadas a professores da rede de ensino pública do País.
Segundo a educadora, a proposta de trabalhar a construção de mandalas partiu da percepção que existem barreiras frente aos alunos portadores de necessidades educativas especiais. “O trabalho feito a mão permite abordar e conectar os conteúdos escolares das diversas disciplinas com o aluno com deficiência em forma de oficinas práticas aos colegas sem deficiência. Promove o diálogo, a valorização, o acolhimento e o respeito às diferenças”, explica.
Fátima ressalta que a construção de mandalas apresenta um grande potencial para explorar conceitos geométricos, melhorar a percepção visual de cores, formas e tamanhos, trabalhar a coordenação motora, o direcionamento e o foco. “Possibilita à criança e ao adolescente uma forma de se energizar, potencializar seus credos e se fazer presente no ambiente em que se encontra ou deseja ser percebido”.
A proposta desta intervenção pedagógica é integracional e transdisciplinar, pois os conteúdos de Matemática, Educação Física, Artes, Ensino Religioso e Filosofia serão abordados a partir da produção de artesanato simples – as mandalas. “Ao levar os saberes aprendidos nos momentos de trabalho manual aos demais colegas da escola e às pessoas da comunidade, queremos estreitar laços e semear valores, além de ir agregando respeito às diferenças”, conclui Fátima.
O diretor da Escola de Tempo Integral (ETI) Luiz Nunes de Oliveira, em Buritirana, Ademir Bandeira, um dos incentivadores do projeto, considera que “a participação da professora Fátima Cabral nessa formação é muito importante para o contexto da educação tocantinense, sobretudo, para nós em Palmas. Todos ganham, principalmente o nosso alunado”.
Capacitação
A capacitação do Programa de Desenvolvimento de Professores da Educação Básica no Canadá está prevista para acontecer entre os dias 17 de maio e 8 de julho de 2021, nas cidades de Niágara e London.