Neste domingo, circulou nas redes sociais um vídeo em que se vê um eleitor apertando o número 1 e, em seguida, a urna mostrando o candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado.

Após o vídeo se repercutir bastante, Um técnico do TRE gravou um vídeo no YOUTUBE, Segundo técnico de edição do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), trata-se de uma montagem. Em vídeo publicado no canal oficial do TRE-MG no YouTube, o técnico mostra que o vídeo é falso.

O Pauta Notícias levou o vídeo para um editor profissional de edição de vídeo, para verificar se de fato é montagem ou não o vídeo que circula nas redes sociais.

O vídeo foi analisado durante horas pelo o Editor Rafael Santos, que é especialista em edição de vídeos, segundo ele o vídeo não é montagem, ele afirma que é possível ver o reflexo claramente da mão do eleitor e afirma que o vídeo não teve edição ou montagem.

O editor Rafael, pontuou algumas coisas importantes no vídeo!

Veja os fatos que o vídeo não é falso

1- Não há dois cliques no início, o primeiro click é exatamente igual ao click onde se mostra o teclado.

2- O reflexo é verdadeiro, até mesmo a sombra do braço do eleitor se move por cima do mesmo.

3- A tarja preta não é sombra, é a borda do display, sombra é a ausência de luz. Qualquer reflexo se nota muito mais em partes escuras da tela. Basta desligar seu monitor agora que verá sua imagem.

Veja o vídeo