Brasil

Governo do Estado e Marinha discutem ordenamento do uso do lago de Palmas

Em visita à sede da Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins, Hercy Filho tratou de segurança, capacitação e prática de esportes.

 

Seleucia Fontes/Governo do Tocantins

[relatedposts]

Parcerias voltadas a projetos de ordenamento do uso do lago de Palmas, segurança náutica e estímulo a prática de atividades esportivas foram avaliadas nesta quarta, 19, pelo presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Hercy Filho, e pelo Capitão Fluvial do Araguaia-Tocantins, Capitão de Fragata Artur Roberto Quirino da Silva. A reunião foi acompanhada pela vice-presidente Jocelia Costa.

“Não tenho dúvida que essa integração entre poderes e administrações federal, estadual e municipais pode trazer muitos benefícios a população”, afirmou Hercy Filho, ressaltando que levará o resultado desta primeira reunião ao governador Wanderlei Barbosa, para que ele possa participar pessoalmente de novos encontros.

O presidente da Adetuc e o Capitão Artur falaram da importância da Carta Náutica para o desenvolvimento de atividades turísticas e esportivas no lago. A necessidade de retirada dos paliteiros – troncos da vegetação original da área que foi alagada após a construção da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães – também foi abordada. “A segurança do turista está na pauta do dia”, lembrou.

Outro tema abordado foi a capacitação profissional. “É fundamental aliar treinamento em prevenção e gerenciamento de crises aos trabalhadores que detém conhecimento profundo sobre os rios e lagos de suas regiões”, pontuou o Capitão Artur, ao colocar a Capitania dos Portos a disposição para parcerias neste sentido.

A visita também contou com apresentação do Tenente Paulo Henrique sobre o projeto Forças no Esporte (Profesp), que tem como objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, atendendo prioritariamente crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. A proposta é ampliar o projeto, que foi suspenso em função da pandemia de Covid-19.

Lago de Palmas

O lago possui 172 km de extensão e 8 Km de largura (compreendendo uma área de 630 km²). Somente na Capital do Tocantins, são 54 km de espelho d’água. Graciosa,  Prata, Caju, Buritis e Arnos, além da Ilha Canela são praias permanentes e contam com infraestrutura e barracas.

Estimular a visitação turística e a prática de esportes náuticos e da pesca esportiva é uma das ações da Adetuc.

Pôr do Sol no lago é um dos cartões postais de Palmas – Emerson Silva -Governo do Tocantins

Jocélia Costa, Capitão Artur e Hercy Filho falaram de parcerias – Seleucia Fontes – Governo do Tocantins

Apresentação do projeto Forças no Esporte (Profesp)

Seleucia Fontes – Governo do Tocantins

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Enviar Mensagem
Envie seu conteúdo agora!
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Pauta Notícias.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios