Regional

Vacinas infantis da Pfizer contra Covid-19 devem chegar ao Tocantins nesta sexta-feira (14)

Ainda não há informação sobre a quantidade de doses que serão destinadas ao Tocantins.

Frascos da vacina da Pfizer em versão pediátrica (laranja) e a partir dos 12 anos (roxa) — Foto: Tobias Schwarz/AFP

As primeiras vacinas pediátricas da Pfizer contra Covid-19 devem chegar ao Tocantins na manhã desta sexta-feira (14). O primeiro lote do imunizante, com 1,2 milhão de doses para crianças de 5 a 11 anos, chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (13).

O imunizante, que saiu de Amsterdam, na Holanda, desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e foi levado para o centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), por volta das 8h.

A distribuição para todos os estados começa ainda nesta quinta, seguindo critério populacional, ou seja, é proporcional ao quantitativo de crianças em cada estado. Ainda não há informação sobre o número de doses que serão destinadas ao Tocantins neste primeiro momento.

De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos não é obrigatória e deve seguir ordem de prioridades, começando pelas crianças com comorbidades e deficiências permanentes.

Para a imunização será necessária a autorização dos pais. Se os responsáveis estiverem presentes no ato da vacinação será dispensado o termo por escrito. A orientação do Ministério é que exista recomendação prévia de um médico antes da vacinação.

O voo com as doses para o Tocantins deve decolar às 8h10 desta sexta-feira (14), com previsão de chegada em Palmas às 10h30. Logo depois as vacinas serão levadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). A distribuição aos municípios deve começar na próxima semana.

Com G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios