Política

Mulheres pelo Brasil foram destaques na condução da pandemia, diz Cinthia sobre pesquisa

Foto: Edu Fortes

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), comentou uma reportagem feita pela BBC News Brasil sobre uma pesquisa que aponta que cidades com prefeita, em vez de prefeito, tiveram 43% menos mortes por covid-19 no Brasil. 

A pesquisa constatou um percentual menor de mortes e internações quando comparadas as decisões tomadas por mulheres e homens chefes do Executivo”, disse a prefeita. 

Segundo reportagem da BBC, o desempenho de governantes mulheres durante a pandemia chamou atenção de quatro economistas brasileiros que decidiram investigar se ter mulher na gestão da crise sanitária poderia levar a uma diferença das políticas públicas adotadas e causar desfechos melhores do que ter um homem nessa mesma função. 

Com o estudo chamado “Sob pressão: a liderança das mulheres durante a crise da covid-19”, os economistas junto de colegas da Universidade de São Paulo e da Universidade de Barcelona, mostrou a primeira evidência de que ter mulheres no poder durante uma pandemia ajuda a salvar mais vidas do que ter um homem na cadeira.

[relatedposts]

A conclusão foi de que municípios com prefeitas tiveram, em média, 25,5 mortes por 100 mil habitantes a menos do que aqueles em que os chefes do Executivo local eram homens, isto é, uma diferença de 43,7% na mortalidade. “Em Palmas, não nos omitimos de tomar as decisões que precisavam ser tomadas para controlar a pandemia”, disse a prefeita.  

Em relação às hospitalizações, os registros mostram uma redução média de 30,4% em internações por 100 mil habitantes nos municípios com prefeitas em relação ao mesmo dado de cidades com prefeitos. “Hoje colhemos bons frutos daqueles dias mais restritos. Em breve vamos voltar a curtir nossa cidade, abraçar nossos amigos e festejar a vida. Estamos vencendo!!!”, finaliza Cinthia. 

A reportagem completa pode, e o resultado da pesquisa, pode ser conferida exclusivamente na plataforma da BBC News.

Kátia avalia possível entrada para o TCU, mas seu desejo é permanecer no Senado

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Enviar Mensagem
Envie seu conteúdo agora!
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Pauta Notícias.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios