Regional

Ala pediátrica do Hospital Geral de Palmas começa a receber pacientes

A ocupação começou nesta quarta-feira, 07, com 10 pacientes na Unidade de Terapia Intensiva

Aldenes Lima e Luciana Barros/Governo do Tocantins

“Achei o ambiente bem amplo, agradável, dividido, dará mais privacidade para as mães na hora da visita. A ala conta com profissionais atenciosos  e dedicados”. A declaração é da dona de casa Lidiene Rodrigues, mãe de paciente já internado na nova ala pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP). O novo espaço começou a receber pacientes nesta quarta-feira, 07. Dez crianças já estão instaladas nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a ocupação do espaço e a mudança dos pacientes do Hospital Infantil de Palmas (HIP), deve acontecer até o final da próxima semana, de forma programada e coordenada.

[relatedposts]

A Ala foi construída por meio de Termos de Cooperação Institucional firmados entre o Governo do Tocantins e o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos de Palmas (Itpac); estrutura moderna, ampla, climatizada, com iluminação adequada e contará com 48 leitos de internação geral; 20 leitos de UTI;  1 leitos de estabilização; 3 leitos na sala vermelha; 5 na sala amarela; 1 de isolamento e 16 de observação. O Pronto Socorro será composto por sala de procedimento, salvadores, sala de curativos, sala de higienização, 3 consultórios, sala de aplicação de medicamentos, sala de utilidades, sala de radiografia com laudo, expurgo, sala de gesso e fraturas, repouso, banheiros, copa e farmácia satélite.

O valor do investimento é de R$ 6.597.351,71 e a diretora de Arquitetura e Engenharia da SES, Rosemeire Duarte Teodoro, destacou a economicidade da obra. “Esta é uma obra que além de benefícios para os pacientes e servidores pelo conforto que trará, gera economia para o Estado, pois foi totalmente construída com adiantamento de contrapartida do ITPAC, para estágios dos estudantes. É um projeto moderno que atende as demandas existentes e apesar de estar dentro da edificação do Hospital Geral de Palmas, ele tem suas alas todas independentes, trazendo um fluxo com segurança e agilidade aos trabalhadores e aos pacientes”, pontuou.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Dr. Edgar Tollini “este é mais um importante passo que damos na excelência em prestação de serviço à população usuária do SUS, no Tocantins. Nossas crianças serão acolhidas em um espaço adequado, lúdico e digno de cada cidadão e cidadã. Continuamos trabalhando para que novos espaços sejam disponibilizados nos próximos meses”, destacou.

Para o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo “é um momento especial para nós. Agora poder contar com este novo espaço destinado às crianças que realizam tratamento de alta complexidade é a ampliação de nossos serviços. Além de disso, um local moderno  para nossos profissionais atuarem em prol do paciente”, disse.

O técnico da área de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), da Secretaria de Estado da Saúde (SES) Ullannes Passos, afirmou que “com o início do funcionamento da nova UTI pediátrica do HGP temos um novo espaço, moderno, amplo, desenvolvido de forma a atender todas as diretrizes para uma boa assistência aos pacientes e também condições de trabalho aos profissionais. Foi uma satisfação muito grande para a equipe participar desse processo de implantação e isso vai gerar uma motivação extra para todos”.

A superintendente de Unidades Próprias da SES, Elaine Sanches explicou que “este é o resultado de um esforço conjunto de toda equipe da SES e agora podemos ofertar um serviço de pediatria, dentro de um espaço feito na medida certa para este público. Tudo foi pensado e realizado para que nossos pequenos usuários e suas famílias sintam-se bem acolhidos”, frisou.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Enviar Mensagem
Envie seu conteúdo agora!
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Pauta Notícias.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios