Política

Vereador Eudes Assis recebe a chef Ruth Almeida para apresentação do livro de receitas regionais

Das várias receitas que a chef conhece, 30 foram selecionadas para compor seu livro

Foto: Pauta Notícia

O vereador Eudes Assis (PSDB) recebeu a chef de cozinha Ruth Almeida, do Raízes Gastronômicas, na manhã desta terça-feira, 29. Ruth apresentou seu livro “Raízes Gastronômicas do Tocantins”, lançado em fevereiro de 2021, com apresentação de produtos, temperos e modos de preparo que marcam a identidade gastronômica do Estado do Tocantins. 

Após muitos anos de pesquisas nas aldeias indígenas, comunidades quilombolas, ribeirinhos, comunidades tradicionais e outras, Ruth desenvolveu receitas que resgatam a memória, ancestralidade e identidade gastronômica do Tocantins. Das várias receitas que a chef conhece, 30 foram selecionadas para compor o exemplar. 

Eudes Assis se alegra por receber Ruth durante sessão na Câmara de Palmas e abraçou com carinho o livro que a chef lhe ofereceu. “Ruth é uma grande amiga. Muito bom recebê-la aqui na Câmara de Palmas’, ressalta o vereador. 

Projeto de Ruth Almeida

Durante a pandemia, Ruth realizou projetos que reforçam os conhecimentos gastronômicos do Estado. Dentre eles, o mais recente, foi o projeto Sabores e Saberes do Cerrado, que levou conhecimento culinário para as comunidades quilombolas do Parque Estadual do Jalapão, para fortalecer o turismo na região. Eram oferecidos conhecimentos com produtos típicos do cerrado, como galinha caipira, pequi, e o chambari.

[relatedposts]

O projeto, patrocinado pela Lei Aldir Blanc, do governo federal, foi realizado em março de 2021. Ruth conta que depois de uma viagem de quatro dias para conhecer a realidade das comunidades, decidiu escrever o projeto, junto à jornalista Cinthia Abreu, assim que o edital da Lei emergencial para a cultura foi lançado. 

As atividades foram realizadas nos quilombos Mumbuca, Boa Esperança, Prata e Barra do Aroeira, e contou com a participação do chef e empreendedor social David Hertz, da ONG Gastromotiva, no Rio de Janeiro.

David observou que as comunidades quilombolas possuem associações sociais fortes e estruturadas. Afirma ainda que “nessa missão que a chef Ruth traz é mais um caminho de opção de geração de renda, mas também geração de oportunidades, de alimentação mais saudável e de trazer uma motivação para as pessoas que já vivem aqui possam se empoderar e transformar isso em algo que se conecte mais com o público”.

 

Foto: Pauta Notícia

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Enviar Mensagem
Envie seu conteúdo agora!
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Pauta Notícias.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios